Filha de garis homenageia pais em ensaio fotográfico de formatura em Quixadá, sertão do Ceará

Filha de garis homenageia pais em ensaio fotográfico de formatura em Quixadá, sertão do Ceará – Em um belíssimo gesto de amor, gratidão e reconhecimento da importância que, não obstante o esforço pessoal da jovem, seus pais tiveram no processo que a levou a essa conquista, Vanessa dos Santo escolheu o local de trabalho dos pais para realizar seu ensaio fotográfico de formatura.

Vanessa acaba de concluir o ensino médio no Colégio Coronel Virgílio Távora em Quixadá, no interior do Ceará, estudo que a duras penas conseguiu conciliar com a o curso técnico profissionalizante em Informática, cursado no Liceu de Quixadá. O amor e o incentivo dos pais foram determinantes para que as duas horas da jornada, de casa até a escola, que Vanessa realizava todos os dias não a desmotivassem.
“Muita emoção e surpresa”

Vanessa tem quatro irmãos que, assim como ela, sempre foram instigados pelos pais a darem valor e aproveitarem a oportunidade de estudar, oportunidade que a eles próprios foi negada. Iracilda, de 36 anos, e Moisés, de 45, pais de Vanessa, tiveram de interromper a sua formação ainda no ensino fundamental e hoje trabalham como garis (Moisés exerce a profissão há mais de 20 anos).

Vanessa não esconde o orgulho que sente dos pais. Por mais que o trabalho deles tenha sido motivo para brincadeiras de mau gosto e o ofensas sofridas ao longo de sua infância, Vanessa sempre se sentiu fortalecida e motivada a levar adiante seus projetos: “Quando eu fazia o fundamental, meus colegas de turma me chamavam de filha do lixeiro. Me sentia mais forte ainda. Nunca fiquei triste por estarem falando assim comigo. O erro não estava em mim, e sim neles”, contou a moça em entrevista ao G1.

A fim, então, de realizar o desejo de Vanessa de ser fotografada com os pais em seu ensaio de formatura, o fotógrafo Cleyton de Paula teve a ideia de levar a moça até o Centro de Quixadá, onde os pais estavam trabalhando. Os pais não contiveram a alegria: “Muita emoção e surpresa”, disse Moisés, lembrando-se, ao ver a filha ali, com a beca de formatura, dos momentos difíceis que atravessou ao longo da vida para garantir o bem estar da família.

Vanessa agora sonha em ir ainda mais longe. Planeja ingressar no ensino superior, cursar licenciatura em História na Universidade Estadual do Ceará. Se tudo der certo, ela será a primeira da família a cursar faculdade. Tudo dependerá, agora, do resultado do Enem, que deve sair no início do próximo ano.