Nigeriano de 12 anos é premiado após descobrir nova formula de dividir na matemática

Nigeriano de 12 anos é premiado após descobrir nova formula de dividir na matemática – O nigeriano Chika Ofili, que mora no Reino Unido, tem 12 anos e orgulha a Nigéria e a África.

Chika Ofili descobriu uma nova fórmula matemática que facilitou o estudo da matemática. Em um artigo em um jornal educacional, sua professora de matemática, Miss Mary Ellis, que também é chefe do departamento de matemática da Westminster Under School, disse que Chika descobriu a nova fórmula após um trabalho de férias.

Ela disse que deu a Chika um livro chamado Primeiros Passos para Resolvedores de Problemas (publicado pela UKMT) para estudar durante as férias. O livro continha vários testes de divisibilidade, que são usados ​​para determinar rapidamente se um número é exatamente divisível por 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ou 9 antes de começar a dividir. No entanto, não havia nenhum teste listado para verificar a divisibilidade por 7. Isso não foi listado porque não há um teste fácil ou memorável para dividir por 7, mas Chika Ofili resolveu esse problema.

Ele descobriu que, se você pegar o último dígito de qualquer número inteiro, multiplicar por 5 e adicionar à parte restante do número, obterá um novo número. Se esse novo número é divisível por 7, o número original é divisível por 7.

Chika então demonstrou sua nova fórmula na frente do corpo docente da escola. Depois, Miss Ellis conseguiu um guru de matemática neutro para testar a teoria. Essa pessoa era Simon Ellis, seu irmão mais novo, que também ensinava matemática.

Ele testou a teoria e escreveu uma prova algébrica para ela. Ele descobriu ainda que o teste funciona se você começar multiplicando o último dígito por 12, 19, 26, 33 … e depois adicioná-lo à parte restante do número.