Datas Comemorativas, Dia das Crianças, Projetos, Projetos Pedagógicos

Projeto Semana da Criança na escola


Selecionamos nesta postagem o Projeto Semana da Criança na escola, para trabalhar com seus alunos das series iniciais.

Dia da Criança

Dia das Crianças é comemorado anualmente em 12 de outubro no Brasil.

Esta data celebra os direitos das crianças e adolescentes, ajudando a conscientizar as pessoas (os pais, em especial) sobre os cuidados necessários durante esta fase da vida.

Tradicionalmente, no Brasil, no Dia das Crianças os adultos costumam oferecer presentes ou proporcionar atividades especiais e de entretenimento para os mais jovens.

Em alguns países, como Portugal, por exemplo, as crianças são homenageadas em 1º de junho, data conhecida como Dia Internacional da Criança.

Origem do Dia das Crianças

A proposta para a criação desta data é de autoria do deputado federal fluminense Galdino do Valle Filho. Após a sua aprovação, surgiu o Decreto de Lei nº 4867, de 5 de novembro de 1924, que oficializou o dia 12 de outubro como o Dia das Crianças.

No entanto, o dia ganhou maior popularidade a partir de 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção com a Johnson & Johnson e criou a “Semana do Bebê Robusto” a fim de aumentarem suas vendas.

A partir deste momento, a data passou a ser marcada pela oferta de presentes as crianças, principalmente brinquedos.

O Dia das Crianças coincide com o dia de Nossa Senhora de Aparecida, que é feriado.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Universal da Criança é celebrado em 20 de novembro, em homenagem à data da aprovação da Declaração dos Direitos da Criança, nesta mesma data em 1959.

Veja ainda:

Projeto Semana da Criança na escola

Projeto mês das crianças
Projeto Semana da Criança na escola

A declaração dos direitos da criança afirma que toda criança tem o direito de ser feliz.

Brincar, correr, cantar, soltar a imaginação nas mais diversas atividades, dentre outras, são ações que precisam está presentes no dia a dia do seu cotidiano. Nessa perspectiva, procuramos intensificar tais atividades nos dias que antecedem o dia da criança. As atividades aqui propostas têm como objetivo central oferecer as crianças da nossa instituição momentos de muito movimento, magia, aprendizagem e muita alegria. Com a parceria de algumas pessoas da comunidade local e com todas da comunidade escolar nossa intenção é fazer da semana da criança uma semana coberta de ludicidade em que a satisfação maior será ver os rostinhos radiantes de prazer e alegria.

OBJETIVO GERAL:

Promover atividades variadas e interessantes, de classe e extra-classe visando o lazer, a interação e o conhecimento das crianças.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver a imaginação;
  • Participar das atividades lúdicas que serão desenvolvidas;
  • Despertar o gosto pela arte; (pintura, música, cinema, circo);
  • Movimentar-se livremente;
  • Interagir com todos os membros da comunidade escolar e local;
  • Conhecer os direitos da criança;
  • Ler, produzir e interpretar os textos que serão propostos;
  • Confeccionar e expor os painéis, cartazes e murais que serão produzidos durante o projeto;

AVALIAÇÃO:

Durante todas as atividades serão observados o desenvolvimento, a criatividade, a interação e a organização das crianças. Todos os avanços e as dificuldades serão registrados em fichas pelas professoras da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental. Os professores do 2º ano a 4ª série avaliarão o desenvolvimento das crianças através dos trabalhos escritos, dos critérios estabelecidos para a avaliação qualitativa e atribuirão notas aos trabalhos que serão realizados pelas crianças.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *