Ideias lúdicas para trabalhar matemática

Selecionamos nesta postagem diversas Ideias lúdicas para trabalhar matemática.

O educador deve priorizar o ato de encorajar a criança a pensar autonomamente em todos os tipos de situação. Cabe a ele buscar formas didáticas diferenciadas para ensinar, que estimulem as formas de pensamento das crianças, fazendo com que elas pensem por si. Não apenas limitando a um mesmo raciocínio, mas propiciando atividades diferenciadas para estimular a mente da criança, que está em pleno desenvolvimento, para que a criança sinta o desejo de pensar logicamente.

Cabe ao professor estar inovando na sua maneira de ensinar a prática lúdica pode ser uma maneira de estimular, o desenvolvimento mental, pois faz com o aluno se torne mais interessados em aprender, ou mesmo acaba estudando mais sem perceber, pois através dessa prática aprender e ensinar se torna mais divertido, faz da construção do conhecimento uma forma mais prazerosa de se aprender e desenvolver a mente o intelecto da criança.

Segundo BORIN (1996)

“Outro motivo para a introdução de jogos nas aulas de matemática é a possibilidade de diminuir bloqueios apresentados por muitos de nossos alunos que temem a matemática e sentem-se incapacitados para aprendê-la. Dentro da situação de jogo, onde é impossível uma atitude passiva, e a motivação é grande, notamos que, ao mesmo tempo em que esses alunos falam matemática, apresentam também um melhor desempenho e atitudes mais positivas frente a seus processos de aprendizagem”.

Diante disso vê se que a matemática é matéria de difícil aprendizado e temida pela maioria dos alunos, por isso a inserção de jogos, e atividades lúdicas tornam as aulas menos cansativas e mais atrativas, excluindo as teorias que a matemática é um “bicho de sete cabeças” e impossível de aprende-la, a atividade lúdica torna o ambiente menos hostil, e aproxima mais o professor do aluno, apresentando excelentes resultados, acabando com bloqueios e medos que os alunos apresentem com relação a matemática. Pois no momento do jogo as crianças não se sentem intimidadas e sentem maior desejo de participar da brincadeira, porque durante a aplicação das atividades elas se sentem iguais acabando com os medos, deixando transparecer apenas a vontade de brincar, e acabam por aprender de forma que nem imaginavam.

Veja também: Ideias para trabalhar Higiene Bucal na escola

Ideias lúdicas para trabalhar matemática