Para que serve a filosofia?

Para entendermos para que serve a filosofia precisamos primeiramente entender o que de fato é a filosofia.

“A filosofia é diferente da ciência e da matemática. Diferentemente da ciência, não se baseia em experimentos ou na observação, mas apenas no pensamento. E diferentemente da matemática, não possui métodos formais de prova. A filosofia é feita simplesmente por meio do questionamento, da apresentação de ideias e da busca de argumentos possíveis contra elas, e da pergunta sobre como os nossos conceitos realmente funcionam”. (Thomas Nagel)

Thomas Nagel desassociou a filosofia da exatidão da ciência e da matemática, uma vez que ela tem total relação com a subjetividade dos pensamentos. A filosofia não é e nunca será exata, pois trata essencialmente do profundo de tudo que se passa em nossa mente: conceitos, pensamentos, ideias, ideais, etc.

Certo, mas Para que serve a filosofia?

Com a filosofia conseguimos identificar o motivo pelo qual as coisas mudam, porque não é o suficiente ter um conhecimento técnico e/ou especializado, mas é essencial ter o que chamamos de conhecimento global para que assim possamos compreender melhor o mundo no qual estamos inseridos.

Podemos dizer também que a filosofia é uma espécie de educação que tem ultrapassado as fronteiras cognitivas e todos os outros conhecimentos adquiridos convencionalmente, pois ela nos leva a refletir sobre tudo, a questionar, a debater e até a oferecer soluções.

A filosofia nos faz sair da escuridão do comodismo e ir encontrar a luz da sabedoria das soluções. Ela nos faz entender o que é tido como inútil e perceber com clareza o que é útil. A filosofia serve para entendermos com clareza os conceitos usados no dia a dia, na ciência, nas artes, na religião, etc.