Ideias, Reciclagem

Ideias de Brinquedos reciclados com pneus


Selecionamos nesta postagem diversas Ideias de Brinquedos reciclados com pneus.

A importância da Reciclagem

A reciclagem é um processo que consiste na transformação de materiais usados em produtos novos, que poderão ser reinseridos na cadeia de consumo sem a necessidade de extrair mais recursos naturais. Trata-se de uma ação que contribui significativamente para a preservação ambiental e para a redução do lixo gerado pelo ser humano.

Diversos produtos compostos por vidro, plástico, papel ou alumínio podem ser reciclados, de modo a reaproveitar os materiais, reduzir o consumo de matéria-prima e diminuir a poluição da água, do ar e do solo. Além disso, a reciclagem minimiza a quantidade de lixo acumulado em aterros sanitários e lixões, contribuindo para a redução da produção de gases tóxicos e de chorume — substâncias muito prejudiciais para o ambiente.

A reciclagem também é importante para a sociedade, uma vez que gera empregos em cooperativas e contribui para a renda de diversos catadores de materiais recicláveis, que fazem um trabalho muito importante recolhendo, separando e encaminhando o material diretamente para a reciclagem.

Ideias de Brinquedos reciclados com pneus

Fala-se tanto em deixar um mundo melhor para nossos filhos, mas então… vamos deixar um mundo melhor sim, para nossos filhos, alunos, netos, sobrinhos, vizinhos, primos, enfim, para todos. Podemos sair de nossa zona de conforto e reunir a comunidade escolar, ou a comunidade da rua, ou a comunidade do condomínio e criar espaços para nossas crianças brincarem. Neste época de muita violência nas ruas, onde não se pode mais brincar sem medo de assalto ou roubo, tornou-se lugar de brincar somente áreas fechadas, como pátios de escolas, clubes ou condomínios. Então… vamos juntar pneus, isso mesmo.

Em qualquer borracharia eles te darão inúmeros pneus. Isso mesmo, não vendem, eles doam. De posse destes pneus compra-se tinta acrílica, algumas ferramentas e, mãos a obra. Se puder contar com mão de obra especializada melhor ainda, mas sempre tem aquela pessoa que tem habilidades não é mesmo? Então vamos colocar a preguiça de lado, a coragem e a criatividade na frente e vamos construir um espaço lúdico para brincadeiras e aprendizagens, pois é através do brincar que a criança aprende, aprende a perder, a ganhar, a competir, a interagir, a socializar, a compartilhar. Num mundo cada vez mais tecnológico necessita-se deste espaço, largando um pouco os tablets, celulares e notebooks.

Para que um lugar seja apropriado para o brincar o ideal é que ele seja com grama ou terra(chão batido) como se dizia antigamente, pois se construímos brinquedos sobre calçadas ou pisos frios poderemos criar armadilhas para nossas crianças, pois a qualquer queda elas podem ter ferimentos sérios.

Podemos construir com pneus túneis, centopeias, balanços, vai e vem, escalada, trepa-trepa, animais engraçados, escorregador e inúmeras outras coisas que sua imaginação mandar.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *