O ciclo da matéria na natureza

O ciclo da matéria na natureza – A matéria é formada por moléculas, que por sua vez são formados por átomos.

Essa matéria nunca tem fim, apesar de os seres vivos morrerem. No entanto, a matéria deles é constantemente reaproveitada pela natureza para formar novos corpos e novos objetos.

Sendo assim, em sua apostila, na página 94, temos um bom exemplo de como a matéria circula, transita ou “passeia” na natureza.

Na letra a temos: Uma ovelha se alimenta se capim, ingerindo os átomos que formam o corpo do capim. Fazendo isso a ovelha adquire átomos que serão usados para construir estruturas diferentes no corpo desta ovelha, no caso, seus pelos – a lã.

Na letra b temos: Um mosquito suga o sangue do ser humano, adquirindo seus átomos. No organismo do mosquito estes átomos serão reorganizados para formar estruturas importantes para ele, por exemplo, seus ovos logo após sua reprodução.

Na letra c temos: Uma preguiça vive e se alimenta de folhas de árvores. Quando ela se alimenta das folhas, adquire átomos que serão reorganizados para formar o corpo de seu filhote, logo após o período de reprodução da preguiça.

O movimento desses átomos na natureza é um ciclo. Pensando assim, vamos imaginar que nos três casos, a ovelha, o mosquito e a preguiça morreram. O que será que irá acontecer com os átomos que formam o corpo destes seres vivos?

Resposta: Seus corpos seram desmanchados pela decomposição dos fungos e bactérias. Com pouco tempo já não haverá nenhum resto visível destes seres na natureza. No entanto, seus átomos, apesar de não visíveis, nunca desapareceram. Eles serão utilizados pelo ambiente para formar outras moléculas como água, gases, terra.

E esses gases, essa água e essa terra serão utilizados por outros seres vivos para permanecerem vivos, para se hidratarem e se alimentarem, começando tudo novamente….. isso é o que significa movimento em forma de ciclo, ou ciclo da matéria (átomos) na natureza!

_____

Matéria do AGT:

1 – Biosfera (que quer dizer o relacionamento que os seres vivos têm com o meio ambiente).

2 – Combustão (saber os elementos participantes de uma combustão: combustível, comburente, CO2 e energia).

3 – Número de átomos e tipos de átomos de uma molécula (Capítulo 3).

4 – Fotossíntese e respiração dos seres vivos (saber quais gases estão envolvidos na fotossíntese, qual é a molécula resultante na reação, saber quais gases estão envolvidos na respiração dos seres vivos, como os seres vivos conseguem energia – Capítulo 4).

5 – Questões de interpretação sobre a destruição da natureza pelo modo de viver do homem.

O ciclo da matéria na natureza

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem “O ciclo da matéria na natureza”, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.