Ideias para se trabalhar a alimentação saudável

Selecionamos nesta postagem diversas Ideias para se trabalhar a alimentação saudável com as series iniciais.

A alimentação saudável é um assunto que vem ganhando bastante espaço nos assuntos do nosso dia a dia. Mas você conhece os benefícios e a importância de manter uma alimentação saudável para as crianças na escola?

Parece exagero, mas comer adequadamente influencia até mesmo no aprendizado da criança. Além disso, existem vários outros benefícios de começar desde pequeno mostrando a importância de consumir alimentos de verdade e deixar as calorias vazias de lado.

E se você quer ser um nutricionista focado em cozinhas industriais e escolares, é pai, mãe ou pedagogo e pretende cobrar da escola sempre um posicionamento coerente para ajudar na nutrição dos pequenos, vem com a gente nesse texto super bacana!

POR QUE A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA ESCOLA É IMPORTANTE?

A nutrição infantil não se restringe ao fato de manter a criança bem alimentada e pronto. Ela está ligada a diversos itens, imprescindíveis para o desenvolvimento corporal, motor e intelectual.

E por que isso acontece? Então vamos à explicação: no período em que somos crianças, é exigido um pouco mais do nosso corpo.

Nessa fase, o crescimento está acontecendo a todo vapor. Além disso, ainda estudamos, desenvolvemos nossas habilidades motoras, aprendemos a ler, escrever, calcular, praticar exercícios e tem que sobrar um tempinho para brincar com a galera… enfim, estamos descobrindo o mundo!

Isso faz com que o corpo gaste mais energia e sem estar bem nutrido, fica impossível ter pique para fazer tanto. E o resultado de uma criança mal nutrida você com certeza conhece: atraso no desenvolvimento psicomotor e corpóreo, falta de atenção na aula que resulta no atraso intelectual e vários outros inconvenientes que vão surgindo.

Outro argumento importantíssimo sobre a alimentação balanceada e saudável na escola, é que na infância é que criamos preferências alimentares. E quando a criança aprende a comer direito, reduz o risco de desenvolver doenças cardíacas, diabetes, deficiências imunológicas, obesidade, entre outros problemas…

Ou seja, se quando criança a pessoa tiver hábitos ruins, a saúde vai cobrar lá na frente, porque depois de “velho” fica bem mais difícil se acostumar e passar a gostar de coisas que você não aprendeu a saborear desde pequeno!

Isso sem contar as tão temidas doenças autoimunes, que podem ou não se desenvolver de acordo com o estilo de vida. Se houver a presença de algum desses genes e não for de conhecimento dos pais, uma alimentação errada pode levar esse pequeno ou pequena a adoecer ao longo da vida.

Ideias para se trabalhar a alimentação saudável