Apostila com Jogos Matemáticos

Selecionamos nesta postagem uma super Apostila com Jogos Matemáticos, para trabalhar as quatro operações. Este material foi criado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e, se chama JORNADA DE MATEMÁTICA: ORIENTAÇÕES.

O QUE É E COMO FUNCIONARÁ A JORNADA MATEMÁTICA

A jornada de matemática segue o modelo de um concurso, envolvendo os alunos da quarta série das escolas estaduais da Grande São Paulo (quinto ano no ensino fundamental de nove anos). Os concorrentes serão avaliados em suas habilidades de cálculo em diversas modalidades (cálculo mental e escrito, exato e aproximado).

Mesmo em se tratando de uma jornada, o objetivo dessa iniciativa é mobilizar toda a comunidade escolar para o desenvolvimento de ações de ensino que visem à ampliação das competências matemáticas do maior número de alunos possível.

Pensando nisso, foram previstas três etapas na escola, em que equipes de cinco alunos, formadas em cada classe, realizarão atividades especialmente elaboradas para avaliar a capacidade de realizar estimativas, o cálculo mental, o cálculo escrito exato, e a possibilidade de utilizar diferentes estratégias para calcular.

Após essas três etapas, será escolhida uma equipe de cada escola: aquela que tenha conseguido reunir, nas três etapas iniciais, o maior número de pontos, considerando os quatro melhores resultados dos integrantes (O menor resultado do grupo será desconsiderado na contagem). Essa equipe passará para a fase seguinte, que ocorrerá nas Diretorias de Ensino, em que as equipes de escolas pertencentes à mesma região disputarão uma vaga para as fases semi-final e final.

A etapa final, na Secretaria de Educação, reunirá as equipes vencedoras da semi-final que ocorrerá nos Polos.

Apostila com Jogos Matemáticos para trabalhar as quatro operações