Projetos, Projetos Pedagógicos

Projeto é tempo de bola


Confira nesta postagem o Projeto é tempo de bola, indicado para alunos do jardim 1. Uma excelente sugestão para trabalhar com os pequenos.

Para explorar, descobrir e apreender a realidade, a criança se utiliza das brincadeiras e do faz-de-conta. Brincar é, para a criança, fruto de autodescoberta, prazer e crescimento.

Projeto é tempo de bola

OBJETIVO GERAL:

Ajudar o aluno a perceber-se, perceber o outro (professores e colegas) e perceber-se como membro de um grupo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Vivenciar situações lúdicas que possibilitem a expressão do prazer, de conflito, de frustração, negociação e aprendizagem.
  • Aprender novas brincadeiras.
  • Iniciar atividades de grupo através de brincadeiras.

DESENVOLVIMENTO:

Atividade 01

A bola é um brinquedo muito apreciado pelas crianças de qualquer idade, por isso ela foi privilegiada neste projeto; além disso, trabalhamos a coordenação motora.

Atividade 02

No primeiro momento todos os alunos ganharam uma bola para brincarem livremente no pátio da escola.

Atividade 03

Os alunos formaram um círculo, sentados no chão. Conversamos sobre vários tipos, tamanhos e texturas das bolas que havia no colégio.

Atividade 04

Ao som de uma música, fizemos uma roda e cada duas crianças ganharam uma bola para dançar, equilibrando-a na testa, na barriga e no bumbum.

Atividade 05

  • Conversamos sobre o que é esporte, quais os esportes que conhecemos, quais os esportes que utilizam a bola.
  • Escolhemos o jogo de futebol para brincar.dividimos a turma em equipes e os dois times escolheram o nome Brasil para representar o grupo.

Atividade 06

Com as bolas que confeccionamos de meia-fina, fizemos brincadeiras como boliche, tiro-ao-alvo, e bola-ao-cesto.

Atividade 07

Cada criança ganhou um balão a gás para brincar livremente na sala. Após, amarramos o crachá na corda do balão para fazer a chamada. Foi muito divertido.

Atividade 08

Com um arco de bambolê fizemos o jogo de basquete.

Atividade 09

  • Pesquisamos em jornais e revistas figuras sobre bola;
  • Desenhos
  • Atividades com argila
  • Bolas de papel amassado

Técnicas de arte com pecas etc.

AVALIAÇÃO:

Percebemos que as relações grupais neste projeto foram amplamente difundidas, estimulando a afetividade e a partilha. A atividade mais repetida e apreciada pelas crianças foi aquela para equilibrar a bola numa parte do corpo. Essa experiência foi gratificante para as crianças e nós, professoras, pois além de auxiliar no desenvolvimento motor, estimulou e desafiou os alunos a superarem obstáculos com grande alegria.

____________________

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem “Projeto é tempo de bola”, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *