As regras para estabelecer limites para crianças pequenas

Confira nesta postagem uma lista com As regras para estabelecer limites para crianças pequenas.

Uma criança sem regras geralmente não é uma criança feliz. As crianças precisam de poucas regras, mas claras, porque elas não apenas permitem que elas saibam o que os outros esperam delas, mas em muitos casos também servem para protegê-las e transmitir segurança e confiança. No entanto, colocar limites e normas em crianças de dois anos é muitas vezes complicado, uma vez que é um estágio difícil de desenvolvimento, embora isso não dê uma carta aberta aos pais para cair num estilo educacional permissivo que acabe causando mais mal do que bem. .

Coloque-se no lugar das crianças

Antes de estabelecer padrões e limites, é importante entender o mundo das crianças aos dois anos de idade, uma idade marcada pelo egocentrismo, birras e negativismo. Nesta fase da vida, as crianças mostram uma atitude muito egocêntrica, ainda acreditam que o mundo gira em torno delas e é muito difícil para elas se colocarem no lugar dos outros.

Essa atitude egocêntrica pode deixá-los irritados quando não recebem imediatamente o que querem, o que desencadeia a birra correspondente. De fato, neste estágio de desenvolvimento, as crianças podem se tornar muito exigentes e caprichosas.

Uma vez que eles também estão dominando novas habilidades físicas, é normal que eles se sintam mais independentes e queiram explorar, mas sua dependência do adulto, pois há muitas coisas que eles não podem fazer sozinhos, também os frustra. É provável que o seu filho insista em fazer as coisas sozinho e quando ele não for bem sucedido, ele ficará com raiva, chore e tenha uma birra.

Os dois anos também são geralmente marcados pelo negativismo. As crianças acabam de descobrir o poder do “não” e querem usá-lo, por isso é a primeira palavra que geralmente sai de suas bocas. Eles se tornam mais teimosos e teimosos, negando praticamente tudo. Na realidade, é apenas uma fase de auto-afirmação em que estão lançando as raízes de sua personalidade.

Os limites e normas, juntamente com o amor e a paciência, ajudarão os pais a sair desta etapa complicada, reforçando também a capacidade de autorregulação infantil. Eles também irão ajudá-lo a aprender a lidar com a frustração, você vai entender que você não pode sempre sair impune e que é essencial respeitar e se colocar no lugar dos outros.

As regras para estabelecer limites para crianças pequenas

  • Determine as tarefas que você pode e não pode fazer. Seu filho vai querer se sentir mais velho, então é conveniente que você lhe dê alguma autonomia. Deixe-a se vestir sozinha, escovar os dentes ou ajudar com algumas pequenas tarefas domésticas, como roupas dobráveis. No entanto, verifique se você também entende o que ainda não é possível.
  • Estabeleça padrões claros. Você deve se certificar de que seu filho entenda as regras. Em dois anos, estas regras devem ser muito claras, você não pode perguntar se você gostaria de tomar um banho, mas diga a ele que é hora do banho. A melhor coisa é que você o avise com um pouco de antecedência para que ele se prepare psicologicamente e não fique frustrado. Você pode dizer, por exemplo: “quando eu terminar esse desenho você terá que tomar banho” .
  • Que todos os adultos em casa respeitem as regras. A inconsistência educacional freqüentemente causa estragos no desenvolvimento das crianças. Portanto, é importante que ambos os pais concordem com as regras que serão aplicadas em casa e aplicá-las igualmente. Se a criança detectar que um dos pais geralmente cede, ele tentará se aproveitar dela a seu favor.
  • Diga “não” quando necessário, mas também use palavras positivas. Às vezes, para a própria segurança da criança, é melhor dizer um “não” firme. Seu filho deve entender que algumas coisas não são permitidas, como bater em seu irmão, por exemplo. No entanto, sempre que possível, certifique-se de usar uma linguagem positiva. Por exemplo, em vez de se referir à bagunça que você causou durante o jogo, você pode se referir a como a sala ficaria bonita se fosse coletada.