Brincadeiras e Dinâmicas

Brincadeiras para acalmar na hora da raiva


Reunimos nesta postagem seis (6) Brincadeiras para acalmar na hora da raiva. Excelentes sugestões para trabalhar com os alunos em sala de aula ou em casa em família.

Educação emocional é fundamental para o desenvolvimento pleno das crianças, e as brincadeiras podem ser aliados e tanto.

Ataques de raiva fazem parte da vida de todos nós. Por isso, a “raiva” é um personagem importante da nossa personalidade, e lidar com ela é imprescindível, daí a importância da educação emocional.

“Os adultos aprendem (ou deveriam aprender) a lidar com este sentimento sem explosões, ofensas ou atitudes desnecessárias. Agora as crianças ainda estão na fase de aprender a lidar com esta sensação. E as brincadeiras ajudam na hora da explosão de raiva”, explica Patrícia Camargo, do nosso parceiro Tempojunto. Tanto é que existem até brincadeiras pensadas especificamente para ajudar os pequenos a lidar com os sentimentos e as emoções, como o pote das emoções, a caixa da raiva ou o ‘Emocionario’.
Já disse o especialista em desenvolvimento infantil, Lino de Macedo, que quanto mais uma criança está irritada, mais ela precisa se um adulto leve por perto.

6 Brincadeiras para acalmar na hora da raiva

Confira essas dicas!

Ouvir uma música ou cantar

A música ajuda a tirar o foco da raiva, manter a calma para, então, explicar o que está incomodando. Convide seu filho para cantar algo que ele goste. Comece você cantando e peça para ele te acompanhar.
Se cantar está fora de cogitação, experimente colocar a música para tocar e convide a criança a cantarolar com você para se acalmar.

Ler algo atrativo

Os livros infantis são ferramentas potentes para o desenvolvimento das crianças. Mesmo que seu filho saiba ler, a proposta aqui é que você comece a ler algo que seja do interesse dele para tirar o foco do ataque de raiva. Leia mesmo que no início ele não esteja prestando atenção. Use recursos lúdicos para chamar a atenção para o que você está lendo. De quebra, a atividade vai estimular nos pequenos o interesse pela literatura infantil desde cedo.

Desenhar

Aqui já estamos no campo de deixar a criança expressar o que está provocando a raiva (ou somente o sentimento em si) por outras maneiras que não a gritaria ou o chilique. Peça para ele desenhar ou rabiscar. Muitas vezes, só o rabiscar sem sentido pelo papel já ajuda a focar os pensamentos e acalmar. Muitas vezes um início de desenho mais raivoso pode evoluir para traços mais organizados.

Se o desenho não for uma opção, tente com massinha de modelar. Ela pode funcionar da mesma forma, primeiramente proporcionando um “extrator do estresse” do seu filho pela própria manipulação da massinha. Em seguida, a modelagem pode ser outra forma de expressão das causas da raiva.

Montar e destruir torres de blocos

Pegue blocos de montar, ou qualquer outro objeto empilhável. Podem ser até almofadas. Faça uma torre o mais alto possível e convide seu filho a destruí-la. Refaça e deixe que ele derrube tudo novamente. Na terceira ou quarta vez, incentive como se fosse uma brincadeira, fazendo pilhas mais altas ou baixas. Riam juntos a cada nova destruição.

Brincar no banho

O banho é uma das maneiras mais conhecidas para acalmar. Brincar no banho, então, só pode dar muito certo. Sem pressa, com os brinquedos preferidos, deixe seu filho se divertir e aproveite para brincar também e já conversar sobre o sentimento da raiva.

Cesto da calma

O nome não é lá muito criativo, mas a ideia muito boa. Caso seu filho esteja na fase de muitos ataques de raiva, vale à pena manter um cesto destes sempre por perto. Você precisará de poucas mas úteis coisas. Uma delas é a garrafa calmante feita com glitter.

Estas brincadeiras ajudam na hora da raiva, mas mais importante que acalmar é você entender o que está provocando o ataque de raiva. Estimule seu filho a expressar como ele está se sentindo e o que pode ter sido o estopim de tudo. Até para os bebês é possível e importante explicar os sentimentos. Se você não conhece, o Tempojunto tem um Livro de Expressões Familiares que apóia no ensinamento de sentimentos como raiva, alegria e tristeza para seu bebê.

______

Brincadeiras para acalmar na hora da raiva

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem, “Brincadeiras para acalmar na hora da raiva”,não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *