Plano de Aula Carnaval no Mundo

Selecionamos nesta postagem uma maravilhosa sugestão para trabalhar com os alunos das series iniciais com este Plano de Aula Carnaval no Mundo.

Excelente sugestão para trabalhar com alunos do ensino fundamental inicial.

Plano de Aula Carnaval no Mundo

  • A compreensão sobre a importância do carnaval brasileiro enquanto uma grande festa popular e folclórica;
  • a leitura a partir de textos informativos sobre o carnaval em outros países;
  • a interpretação, através da escrita de respostas, sobre o carnaval em outros países;
  • a habilidade de pesquisar, tendo como tema o carnaval em outros países;
  • o trabalho em equipe, através da execução de uma pesquisa dirigida sobre o carnaval em outros países;
  • a linguagem oral, através da apresentação do resultado da pesquisa sobre o tema proposto.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Será necessário que o aluno já tenha algum conhecimento a respeito dos costumes do carnaval no Brasil e que tenha alguma noção geográfica a respeito da localização de diversos países.

Estratégias e recursos da aula

  • Momento 1

O Professor iniciará a aula apresentando os seguintes vídeos para os alunos:

Esses vídeos ilustram o carnaval brasileiro: o primeiro mostra o desfile de uma escola de samba  no Rio de Janeiro e o segundo demonstra a folia que alguns brasileiros promovem nessa época.

Em seguida, o professor fará perguntas dirigidas, tais como:

  • No primeiro vídeo o que vocês observaram? (Um desfile da escola de Samba do Rio de nome Beija Flor)
  • Vocês já assistiram um desfile de uma escola? Onde? Quando? (Respostas pessoais)
  • Como é um desfile de escola de samba? (Dentre as possibilidades de resposta: há várias pessoas fantasiadas de acordo com um tema que varia todo ano, há carros alegóricos, várias alas, uma pessoa segurando a bandeira da escola…)
  • É comum no Brasil o desfile de escolas de Samba no carnaval? (Sim, principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo)
  • No vídeo 2 o que vocês observaram (Pessoas fazendo folia, sambando,jogando capoeira, fantasiadas, em shows, etc)
  • As pessoas estavam felizes no vídeo? (Sim, estavam comemorando animadas)
  • Como as pessoas comemoram o carnaval no Brasil, de acordo com os vídeos? (Desfilando em escolas de samba, assistindo desfiles, pulando nas ruas, ouvindo e dançando samba, etc)

O professor continuará a conversa a respeito do carnaval no Brasil, perguntando aos alunos o que eles sabem a respeito dessa festa.

O professor ouvirá os alunos, direcionando a conversa para que eles contem os costumes do carnaval: desfiles de escolas de samba, fantasias, samba, folia na rua, axé na Bahia, etc.

Para finalizar esse primeiro momento, o professor perguntará aos alunos se esses costumes de carnaval, os quais eles viram nos vídeos e que eles conhecem, acontecem em outros países no mês de fevereiro.

Para responder essa pergunta, o professor pedirá para os alunos lerem o texto abaixo.

  • Momento 2

O professor entregará o seguinte texto para os alunos lerem e colarem no caderno:

Carnaval de Veneza

O Carnaval de Veneza, na Itália, é diferente em estilo, ritmo e espírito de qualquer outro carnaval. Já em suas raízes é uma celebração de elite, intelectualizada. As fantasias e as famosas máscaras venezianas inspiram-se na elegância e bom gosto dos trajes dos séculos XVII e XVIII, ou nas personagens da Commedia Dell´Arte, em que figuram os nossos conhecidos pierrôs, colombinas e polichinelos. No final do século XI, o Carnaval de Veneza aparecia nas crônicas como festejos que chegavam a durar até seis meses. Por essa época chegou-se até a regulamentar o uso das máscaras, que haviam invadido o cotidiano do povo veneziano. São comuns os relatos de abusos praticados atrás das máscaras durante e depois do carnaval de Veneza: desde a mais ingênua tentativa de sedução até o adultério; de pequenos furtos até homicídios. As autoridades proibiram o uso das máscaras no início do século XVII. Após quase desaparecer no século XIX, o Carnaval de Veneza vem, desde 1980, sendo revivido e encorajado pelas autoridades. Atrai hoje mais de 100 mil pessoas que, apesar do frio e da ameaça das marés altas que freqüentemente inundam a praça de São Marcos, para ali convergem a fim de admirar o luxo das fantasias e das máscaras. Em Veneza, nas belas mansões e palácios do Gran Canale, organizam-se também luxuosos bailes, regados a champanhe e animados por ruidosas orquestras. A alta sociedade internacional, afastada do burburinho das ruas, comparece aos salões dos hotéis de luxo, decorados a cada ano com temas retirados das óperas de Verdi. Neles dançam-se valsa, tarantela e até mesmo o samba, cada vez mais popular. O povo, por sua vez, concentrado na Praça São Marcos, se diverte de maneira bem mais desinibida.

Commedia dell’arte – Conhecida também como Comédia de Máscaras, a Commedia Dell´Arte era composta por espetáculos teatrais em prosa, muito populares na Itália e em toda a Europa na segunda metade do século XVI até meados do século XVIII. O espetáculo era baseado no improviso dos atores, que seguiam apenas um esquema elaborado pelo autor para cada cena cômica, trágica ou tragicômica. Grandes atores criavam as ações e os diálogos diante do público. Tornaram-se famosas as figuras de Arlequim, do doutor, do capitão Spaventa, de Pulcinella, Pantalone e Colombina, entre outros, com seus tipos físicos regionais, com seus dialetos e temperamentos especiais, vestimentas e máscaras características.

  • Após uma leitura individual e coletiva, o professor mostrará um vídeo que ilustra o carnaval em Veneza:
  • Momento 3

O aluno responderá às seguintes perguntas a respeito do carnaval em Veneza

1) Conte, com suas palavras, como é o carnaval de Veneza? (Resposta pessoal na qual os alunos terão que reconhecer a tradição do uso das máscaras)

2) Que problema ocorreu com o carnaval em Veneza no século XI? (Os mascarados começaram a cometer crimes, adultérios e etc)

3) Atualmente, o carnaval em Veneza é atrativo? Explique (Sim, atrai mais de 100 mil pessoas devido ao luxo das fantasias e das máscaras..)

4) Como a alta sociedade comemora essa festa? (Eles festejam com luxuosos bailes em hotéis, ouvindo samba, valsa e tarantela)

5) Onde o povo festeja o carnaval? (Nas praças)

6) Pode-se dizer que  o carnaval em Veneza é diferente do carnaval do Brasil? Explique (Sim, há diferenças como as fantasias- em Veneza a fantasia é a máscara, não há desfiles como no Brasil, há mais folia no Brasil, em Veneza a festa é mais intelectualizada, etc).

7) Há semelhanças entre as festas de carnaval do Brasil e de Veneza? (Sim, há, por exemplo, o samba e a diversão mais desinibida do povo nas praças)

Após alguns minutos, o professor corrigirá a atividade, ouvindo as respostas dos alunos e as discutindo.Ao final da correção, ele enfatizará que a festa de carnaval em Veneza difere da do Brasil, apresentando outras tradições e outros costumes.

  • Momento 4

Em seguida, o professor deverá instigar a curiosidade dos alunos  a respeito do carnaval em outros países, através da pergunta: E nos outros países? Como será que o carnaval é comemorado?

O professor perguntará, assim, o que eles devem ou podem fazer para conhecer os outros carnavais?

Os alunos deverão concluir, juntamente com o professor, que será necessário pesquisar (procurar) em diferentes fontes: internet, livros, pessoas  pertencentes a outros países, dentre outros. Assim, o professor estará incentivando os alunos a PESQUISAREM para conhecer.

O professor dividirá os alunos em grupos, orientando esse trabalho de pesquisa da seguinte forma:

1) Cada grupo pesquisará a respeito do carnaval em um país, sendo que os grupos terão que escolher entre os seguintes países: Alemanha, Inglaterra, Bolívia e Espanha.

2) Cada grupo deverá levar as informações colhidas para serem apresentadas.

3) Os grupos terão um tempo combinado para essa pesquisa e para organizarem a apresentação, a qual deve conter recursos visuais como, por exemplo, cartazes, apresentação no reto projetor, etc.

4) Todos os membros do grupo devem dar suas contribuições na pesquisa e devem apresentar as conclusões para os colegas.

5) O trabalho deverá ser apresentado em quinze ou vinte minutos.

6) As informações adquiridas na pesquisa deverão ser sintetizadas por escrito e entregues para o professor.

  • Momento 5

Após o tempo estipulado, ocorrerão as apresentações. O professor fará um sorteio da ordem dos grupos e ajudará os alunos a apresentarem as informações que encontraram.

  • Momento 6

Os trabalhos realizados poderão ser organizados em forma de um livro intitulado: CARNAVAL: FESTA E FOLIA EM MUITOS PAÍSES

As informações desse site também podem ser fornecidas para a pesquisa dos alunos, se o professor perceber dificuldades nesse trabalho.

Avaliação

  • O professor verificará se o aluno foi capaz de pesquisar em diferentes fontes como livros, internet ou através de entrevistas, através da apresentação dos resultados.
  • Observará se eles conseguiram trabalhar em grupo e apresentar as informações colhidas na pesquisa, cumprindo o objetivo de conhecer as diferentes tradições.
  • A síntese escrita da pesquisa também será avaliada e o professor verificará se os alunos souberam escrever as informações principais a respeito do carnaval em outro país.

_____________

Plano de Aula Carnaval no Mundo para Ensino Fundamental

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem “Plano de Aula Carnaval no Mundo para Ensino Fundamental”, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.