9 Máscaras de Carnaval

Selecionamos nesta postagem algumas ideias e sugestões para trabalhar o carnaval com crianças das series iniciais com essas 9 Máscaras de Carnaval ilustradas.

Acredita-se que o Carnaval tenha origem em festivais primitivos que reverenciavam o renascimento da natureza e em festivais pagãos em homenagem ao deus Saturno, na Roma antiga. Nos países católicos, a festa passou a ser identificada como um intervalo de relativa liberdade antes do período da Quaresma, marcado por orações e abstinência de carne – o termo teria derivado da expressão em latim carnelevarium (se abster de carne).

E no Brasil?

No século 17, na forma do entrudo português, nome dado a uma série de brincadeiras (originalmente, “entrudos” eram os grandes bonecos que desfilavam nas ruas) nos dias de Carnaval. No século 19, o entrudo começou a ser identificado como uma festa violenta, já que era baseado no lançamento de líquidos (incluindo a urina), ovos, farinha, areia etc.

E os primeiros desfiles?

Coibidas pela polícia, as violentas brincadeiras do entrudo foram substituídas, no início do século 20, pelos elegantes corsos, nome dado ao desfile pelas ruas da cidade de grupos da elite que se fantasiavam e decoravam seus carros. Daí teria se originado o tradicional desfile de carros alegóricos das escolas de samba, que introduziram o gênero musical na festa.

9 Máscaras de Carnaval

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem “9 Máscaras de Carnaval”, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.