Atividades Educativas para Alfabetização

A prefeitura Municipal de Palmas preparou para vocês uma super apostila com sugestões de Atividades Educativas para Alfabetização.

Atividades Educativas para Alfabetização

O processo de alfabetização inicia antes da entrada da criança na escola; é natural, espontânea, e acontece pelo contato com as coisas que há no meio em que a criança vive. Por isso, é comum que a criança inicie sua aprendizagem do sistema de escrita nos mais variados contextos.

A escrita faz parte do mundo da criança, ela trabalha cognitivamente desde muito cedo utilizando informações das mais variadas procedências: embalagens, cartazes de rua, TV, peças de vestuário, livros, revistas, seu próprio nome. Portanto, não faz sentido deixar a criança à margem da língua escrita.

Atividades Educativas para Alfabetização
Atividades Educativas para Alfabetização

A produção deste material tem como objetivo fornecer suportes e sugestões aos professores de alfabetização que trabalham com alunos não alfabetizados e/ou com dificuldades no processo de construção da leitura e escrita. A ideia é apoiar e fortalecer o trabalho das Unidades de Ensino, de modo que contribua diretamente com a qualidade do ensino, alcançando assim resultados significativos no processo de alfabetização dos nossos alunos.

Este material “Atividades Educativas para Alfabetização” é composto por textos sobre o processo de alfabetização e letramento, concepções acerca da leitura e escrita, compreensão do sistema de escrita e a função social, os níveis da escrita, atividades iniciais de alfabetização, sugestões de atividades práticas de leitura, além de sugestões de atividades de alfabetização.Alfabetização e Letramento

Atividades Educativas para Alfabetização em PDF

Para ter acesso a este material completo “Atividades Educativas para Alfabetização” em PDF, confira o link a seguir e baixe gratuitamente