Jogo Bingo Aritmético

Selecionamos nesta postagem o Jogo Bingo Aritmético, para trabalhar com os alunos das series iniciais. Uma excelente sugestão lúdica e divertida para trabalhar em sala de aula.

Materiais necessários:

  • 26 cartelas de bingo;
  • Marcadores (feijões, botões etc.);

Jogo

Jogo Bingo Aritmético
Jogo Bingo Aritmético

Como jogar?

  • O bingo poderá ser jogado individualmente ou em grupo;
  • Os números (de 1 a 50) são fixados nas cartelas de maneira aleatória, evitando a repetição;
  • Expressões matemáticas devem ser colocadas, previamente, em uma urna;
  • A expressão retirada da urna deve ser resolvida mentalmente pelos jogadores;
  • Aquele que conseguir resolver e que encontrar o número correspondente em sua cartela de bingo deve marcar tal número;
  • Vence o jogo aquele que, primeiramente, conseguir marcar todos os números de uma linha ou coluna da sua cartela;
  • Alguns exemplos de expressões a serem resolvidas:

5 x 9
35 – 17
120 : 3

(2+6) / 2

EXPERIÊNCIA

O Bingo Aritmético foi elaborado diante da necessidade de tornar as aulas de Matemática mais enriquecedoras, através de um processo contínuo de ensino aprendizagem envolvente, dinâmico e criativo. Ao mesmo tempo, a aula deve ser prazerosa e divertida, sendo capaz de, através dela, desenvolver o pensamento matemático na construção de conhecimentos que possibilitem ao aluno refletir e abstrair das situações do cotidiano.

Com o advento de novas tecnologias, torna-se necessário um incremento no ambiente escolar. Isso ocorre porque o volume de informações e diversões chega hoje à comunidade escolar diferentemente de décadas atrás e, portanto, a escola não pode ficar alheia a isso. É necessário buscar novas metodologias que estejam além da tradicional aula que utiliza quadro e giz. É necessário, então, adequar o trabalho escolar a uma nova concepção pedagógica, que faz uso tanto de recursos tecnológicos quanto de recursos lúdicos.

O Bingo Aritmético é uma atividade lúdica criada com o intuito de desenvolver a capacidade de lidar com os problemas matemáticos de uma forma diferenciada. Ele é composto de cartelas com expressões matemáticas e, através destas, o aluno é estimulado a desenvolver o raciocínio lógico matemático de forma rápida e criativa.

A aplicação deste jogo ocorreu, inicialmente, em algumas turmas de Ensino Fundamental e Médio da Escola Estadual Professora Josefa Sampaio, no município de Natal/ RN. Posteriormente, o jogo foi apresentado, ainda a título de testagem, na Mostra de Matemática, organizada pelos bolsistas do PIBID Matemática IFRN/CNAT, daquela escola. Porém, este evento – a Mostra Matemática – tornou-se itinerante, integrando o trabalho a outras duas escolas vizinhas: a Escola Estadual Presidente Café Filho e a Escola Estadual Isabel Gondim. O momento de testagem e apresentação do Bingo Aritmético nestes eventos foi extremamente gratificante devido à grande aceitação e participação, tanto por parte dos alunos quanto dos professores, das referidas escolas.

Através do jogo Bingo Aritmético foi possível desenvolver atividades diversas, utilizando-o em exercícios rotineiros, em trabalhos em grupos e também em avaliações, quebrando um pouco a ansiedade que a maioria dos alunos tem ao saber que vai ser submetido a algum tipo de teste matemático. Neste sentido, a matemática lúdica tem trazido um benefício muito grande. É notável uma melhoria não somente no que diz respeito ao interesse, mas também no próprio rendimento das turmas que tem trabalhado com o Bingo Aritmético.

Veja ainda:

Cartela do Jogo Bingo Aritmético para imprimir

Cartela do Jogo Bingo Aritmético para imprimir