Como as crianças expressam a inteligência emocional

Como as crianças expressam a inteligência emocional – Tudo isso dependerá da idade da criança é claro, mas, geralmente, podemos afirmar que há certos sinais que poderiam indicar que o seu filho está desenvolvendo a sua inteligência emocional de forma saudável.

Como as crianças expressam a inteligência emocional

A seguir, alguns exemplos de comportamento em crianças que foram “alimentadas” emocionalmente:

  • Tendem a se relacionar de forma espontânea e positiva com pessoas de qualquer idade.
  • Sua expressão corporal projeta felicidade e entusiasmo.
  • Estão mais dispostas a “escutar” e a considerar opções ou opiniões diferentes das suas.
  • Exteriorizam seus sentimentos e demonstram afeto de forma natural e espontânea.
  • São respeitosos sobre os desejos e sentimentos dos seus pares.
  • Sabem “gerenciar” melhor sua impulsividade.
  • Podem resolver situações problemáticas com bastante facilidade (sempre que estiver ao seu alcance, é claro).
  • São capazes de se expressar, trocar ideias e até discordar, com respeito, quando não concorda com algo.

Vale esclarecer que cada criança é diferente, com as suas próprias características, mas se você observa em seu filho ou seu aluno algumas dessas características, sinta-se feliz para seguir nesse mesmo caminho, pois tais pontos são alguns dos indicadores de inteligência emocional na infância. Do contrário, talvez seja o momento de repensar alguns aspectos dentro do seio familiar e em se tratando do ambiente educacional não é diferente, pois algumas dinâmicas de vínculo ou problemas com os coleguinhas poderiam estar afetando certas áreas no campo emocional das mesmas.

Como as crianças expressam a inteligência emocional
Como as crianças expressam a inteligência emocional

Vale ressaltar um olhar específico quanto ao bullying às vezes praticados por coleguinhas ou pela própria família da criança.

Dicas para Promover a saúde emocional das crianças – Qual é o seu papel?

Se, como pai ou mãe, sente que não vem atuando bem até agora, é importante não se auto condenar. Todos nós erramos, mas também sabemos que todos nós podemos sempre aprender e melhorar. Por meio do reconhecimento e interesse, podemos corrigir e colher os frutos do nosso esforço.

Se, como educadores, temos a grande responsabilidade de não apenas tentar transferir ensinamentos educacionais, mais sim, temos também a grande responsabilidade de transferir afetividade, amor, carinho, respeito, ética, nunca esquecendo que também somos responsáveis pela formação do caráter tanto educacional como social da criança.

As crianças têm o direito de crescer dentro de uma família e dentro doe um ambiente escolar onde reine o entendimento e sejam dadas ferramentas para desenvolver a inteligência emocional, que lhes capacitem para enfrentar qualquer situação que se apresente na vida, por mais complicadas que seja e para que, definitivamente, sejam felizes. Devemos ter consciência disso, já que se desejamos um amanhã melhor para os nossos filhos e alunos, devemos nos envolver agora, pois o futuro se forma no presente.

Como as crianças expressam a inteligência emocional

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem Como as crianças expressam a inteligência emocional, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.