Apostila com sugestões de jogos matemáticos

Selecionamos nesta postagem uma Apostila com sugestões de jogos matemáticos para download gratuito em PDF.

A matemática ainda é considerada por muitos indivíduos, como uma disciplina com resultados precisos e procedimentos infalíveis, que possui como elementos fundamentais as operações aritméticas, procedimentos algébricos, definições e teoremas geométricos. Pode-se perceber que a metodologia tradicional empregada com frequência ainda hoje no ensino da matemática, não acompanha o desenvolvimento tecnológico da sociedade, exigindo dos alunos excesso de técnicas operatórias sem justificativas destas. Diante do exposto acima, é notório que é preciso ressignificar a forma como a matemática é lecionada hoje, diante disso, trouxemos como sugestão para vocês esse excelente material que visa facilitar a vida do professor e apontar sugestões que podem tornar as aulas de matemática muito mais dinâmicas e prazerosas, dando sentido o aos conteúdos e aproximando os alunos desse importante campo de conhecimento tão importante para a sociedade.

Com esse material é possível trabalhar: operações básicas da Matemática, números naturais, inteiros e reais, frações, mínimo múltiplo comum e mínimo divisor comum, potenciação, radiciação, fatorial, logaritmos, equações de 1º e 2º graus, coeficientes, soma e produto de raízes, discriminante, entre outros.

Apostila com sugestões de jogos matemáticos

É com grande satisfação que apresento um dos trabalhos mais gratificantes de minha jornada como educadora atuante na formação de professores. De março de 2012 a março de 2014 desempenhei a função de coordenadora de área do subprojeto PIBID Matemática do IFRN/CNAT e, ocupando este papel, tive a possibilidade de conhecer alunos brilhantes que compreendem o verdadeiro sentido da arte de ser professor: mostrar o caminho para aqueles que querem aprender, caminho este que deve ser trilhado com muita paixão e criatividade.

São alunos como estes que nos presenteiam, hoje, com este livro. Todos eles são ou foram bolsistas de iniciação à docência do PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), e foi no contexto deste trabalho que os mesmos se preocuparam em criar estratégias prazerosas de facilitação do processo ensino-aprendizagem da Matemática. Sabemos da dificuldade de aprendizagem de grande parte dos alunos da Educação Básica quando o assunto é o conteúdo matemático. Há uma série de razões para a existência desta dificuldade, mas talvez a mais gritante seja a aula ministrada de forma completamente abstrata e metodologicamente deficiente, contando apenas com o quadro e o giz.

Apostila com sugestões de jogos matemáticos
Apostila com sugestões de jogos matemáticos

Percebendo este problema, a partir da atuação enquanto bolsistas é que tais alunos se empenharam em criar jogos e elaborar estratégias inovadoras que permitissem a assimilação de conteúdos, antes considerados difíceis, no contexto das escolas estaduais no município de Natal/RN. Sendo assim, os jogos aqui apresentados trabalham com uma série de conteúdos matemáticos, tais como: as operações básicas da Matemática, números naturais, inteiros e reais, frações, mínimo múltiplo comum e mínimo divisor comum, potenciação, radiciação, fatorial, logaritmos, equações de 1º e 2º graus, coeficientes, soma e produto de raízes, discriminante, entre outros.

A intenção de reunir todos os jogos em um livro é, em primeiro lugar, incitar a criação de novas metodologias de ensino e, também, obviamente, divulgar esse trabalho criativo que, muitas vezes, exigiu grande esforço por parte dos bolsistas. Esperamos que os professores de Matemática do Ensino Básico, tanto Fundamental quanto Médio, possam reproduzir tais jogos e, mais do que isto, se sintam motivados a criar também suas metodologias diferenciadas com o intuito de encaminhar o processo ensino-aprendizagem sempre de forma mais dinâmica e eficiente.

Não posso deixar de lembrar a valiosa contribuição de alguns colegas do IFRN, também colaboradores do PIBID, para a execução deste projeto: do professor Robson Santana Pacheco que, na oportunidade, ocupava o cargo de Coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática e que hoje atua como Coordenador de Área de Gestão de Processos Educacionais do PIBID e dos Coordenadores Institucionais do Programa até o início de 2014, Edemerson Solano Batista de Morais e Calistrato Soares da Camara Neto.

Apostila com sugestões de jogos matemáticos em PDF