O que significa família para as crianças?

O que significa família para as crianças? A sociedade mudou muito nas últimas décadas, o que levou a mudanças na concepção da família.

Na verdade, o modelo familiar tradicional se expandiu para incluir outros tipos igualmente válidos de famílias, onde muitas crianças crescem hoje.

O que é uma família?

Você sabia que a palavra família vem do latim família, que significa, literalmente, “grupo de servos e escravos, patrimônio da cabeça dos gens “? Mais tarde, este termo mudou seu significado para incluir também a esposa e filhos do pater famílias.

Hoje, a família é a menor unidade da sociedade, composta de pessoas unidas por um laço de parentesco. Essa união pode ser devida a vínculos consangüíneos ou a um vínculo estabelecido e reconhecido em um nível legal e social, como casamento e adoção.

O que significa família para as crianças?

Os diferentes tipos de família que existem hoje

  • Família nuclear É sobre a família típica e tradicional formada por um pai, uma mãe e seus filhos.
  • Família monoparental. Quando a sociedade finalmente aceitou o divórcio e o número de pais separados cresceu, as famílias monoparentais dispararam. Neste caso, apenas um dos pais cuida da unidade familiar e cuida dos filhos. Nesse tipo de família, o pai que cuida dos filhos geralmente recebe ajuda dos avós ou parentes mais próximos, que compõem sua rede de apoio mais próxima.
  • Família adotiva São pais que adotam um filho, então eles não são pais biológicos. A Espanha é o terceiro país no mundo que mais adota: no ano passado, os pedidos de adoções praticamente dobraram, de modo que há cada vez mais famílias adotivas.
  • Família de pais separados. Neste caso, os pais se separaram , mas apesar de não viver juntos, estão cumprindo seus papéis de pais, o que significa que eles compartilham deveres na criação dos filhos, mesmo que estes habitam a maior parte do ano na casa de um deles.
  • Família reconstituída. Eles são aqueles que geralmente vêm de um divórcio ou uma situação de viuvez e são constituídos por dois pais que têm filhos anteriores. Nestes casos, tendem a aparecer novas figuras diferentes, como madrasta, padrasto ou meio-irmãos.
  • Família homoparental Esta família é composta por dois pais ou mães homossexuais, geralmente com filhos adotivos.
  • Família grande. Neste caso, a educação das crianças é de diferentes membros da família, além dos pais, de avós a tios e primos, que moram na mesma casa.
  • Família sem filhos São casais que, por escolha própria ou por problemas de fertilidade, não têm filhos.

O que significa família para as crianças?

Ao educar as crianças com pensamento aberto, não é necessário distinguir entre diferentes tipos de famílias. Para eles, esse conceito é muito mais simples e amplo: são pessoas que amam você, compreendem e se preocupam com você, aqueles que o ajudam e não o deixam sozinho quando você mais precisa.

Para as crianças, a família é sua fonte de apoio emocional. O significado atribuído a ela está relacionado à essência dos elos que estabelecem, aos valores que transmitem a eles, aos sentimentos que geram e a todas aquelas coisas que o dinheiro não pode comprar.

De fato, é importante ter em mente que, até os sete anos de idade, as crianças não estão plenamente conscientes das implicações no nível abstrato que a família pode representar. No entanto, mesmo que não consigam pensar de forma abstrata sobre esse conceito, isso não significa que não tenham formado uma ideia sobre o que é a família. Por esse motivo, é normal que eles o associem às experiências emocionais que tiveram com seus pais, irmãos, avós e parentes mais próximos. Eles podem não saber exatamente o que é a família, mas estão cientes do amor que recebem. E isso é mais que suficiente porque, afinal de contas, essa é a essência dos laços familiares.


O que significa família para as crianças?

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem “O que significa família para as crianças?“, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.