A questão da qualificação docente no ensino da música

A questão da qualificação docente no ensino da música – Acredita-se que a educação musical para crianças é hoje uma das mais preocupantes tarefas das escolas de educação infantil.

A questão da qualificação docente no ensino da música

Uma das maiores preocupações é a falta de especialização adequada dos docentes aptos a desenvolver esta tarefa, e a falta de profundidade do preparo formal pedagógico, ou seja, pouca informação na área específica da música que envolve diretamente competências e habilidades. Por outro lado, não se tem material preparado para facilitar a tarefa, e não se tem um planejamento que possa orientar os passos fundamentais, e garantir que se tenha sucesso nos objetivos.

Santos (2005), por exemplo, coloca que a ausência de professores capacitados acentua-se nas séries iniciais onde o ensino da música é privado de recursos e de uma adequada formação musical e pedagógica.

Observa-se que a formação dos educadores musicais para a prática do ensino tem sido um assunto bastante discutido. Com essa falta de vivência e especialização pedagógica que se tem visto atualmente entre os professores nas escolas, os inúmeros aspectos musicais que poderiam ser trabalhados, as vivências estéticas e sonoras, e o universo de recursos expressivos de comunicação e produção artística, não são instaurados.

A questão da qualificação docente no ensino da música
A questão da qualificação docente no ensino da música

Existem inúmeras conclusões e debates acerca desse tema, que falam sobre uma formação cada vez mais voltada às realidades sociais, preparando os educadores para uma prática de ensino de acordo com o cotidiano da escola, inserindo em todas as disciplinas a música como ferramenta pedagógica.

Assim, a escola deve ter consciência da importância do desenvolvimento de projetos de capacitação, treinamentos que possibilitem o conhecimento na área da musicalização e ludicidade, e acompanhamento contínuo das atividades desenvolvidas por esses profissionais nas suas práticas musicais, possibilitando o aprimoramento das atividades.


A questão da qualificação docente no ensino da música

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem “A questão da qualificação docente no ensino da música, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.