O que é Inteligência Emocional

O que é Inteligência Emocional? é uma das habilidades básicas para enfrentar com sucesso a vida.

De fato, tem sido apreciado que as pessoas que são mais bem sucedidas em suas carreiras não são aquelas que têm o maior quociente intelectual, mas aquelas que têm uma boa inteligência emocional.

Por essa razão, não é estranho que os pais estejam cada vez mais preocupados com o fato de seus filhos desenvolverem essa capacidade e que oficinas extracurriculares e acampamentos de verão tenham surgido com o único propósito de promover esse tipo de inteligência.

O que é Inteligência Emocional?

Inteligência emocional é a capacidade de identificar e gerenciar nossas emoções e as dos outros. Isso significa que é realmente uma capacidade complexa que é composta de diferentes habilidades:

  • Auto-consciência É a capacidade de reconhecer as emoções que experimentamos, sintonizar nossos sentimentos e nomeá-los. Significa saber exatamente o que estamos sentindo, não pensando que nos sentimos mal em geral, mas ser muito mais específico e discriminar entre as emoções como tristeza, saudade ou frustração. O primeiro passo para administrar nossas emoções é poder detectá-las e nomeá-las.
  • Auto-regulação emocional É a capacidade de gerenciar de forma assertiva nossas emoções. Significa dar mais um passo, sabendo que estamos ansiosos ou frustrados e fazendo algo para redescobrir nosso equilíbrio psicológico sem prejudicar os que nos rodeiam. Envolve também a capacidade de encontrar uma saída positiva para as emoções e ver os problemas de uma forma mais positiva.
  • Motivação intrínseca Significa ser capaz de definir metas e permanecer motivado ao longo do caminho. Muitas pessoas estabelecem metas, mas poucas conseguem alcançá-las porque se desmotivam rapidamente. Esta habilidade envolve um compromisso com nós mesmos, pró-ativa e, acima de tudo, a capacidade de pensar de forma otimista, para que criar um escudo contra os obstáculos e contratempos.
  • Empatia A inteligência emocional não implica apenas o gerenciamento das emoções, mas também as dos outros. Implica ser capaz de se colocar no lugar do outro, não apenas do ponto de vista intelectual, mas emocionalmente. Isso significa que devemos ser capazes de compreender e experimentar seus estados emocionais.
  • Habilidades sociais. Ser emocionalmente inteligente também significa se conectar com os outros de forma assertiva. Implica ser capaz de resolver conflitos, catalisar mudanças positivas em grupos, comunicar claramente nossas necessidades e até mesmo inspirar e orientar outras pessoas, sempre de uma perspectiva empática e respeitosa.
O que é Inteligência Emocional
O que é Inteligência Emocional

Inteligência Emocional em Crianças

Tornar-se pai é uma excelente oportunidade para melhorar a Inteligência Emocional. Embora seja verdade que algumas pessoas são mais intuitivas, compreensivas e sociáveis ​​do que outras, a Inteligência Emocional é uma capacidade que se desenvolve, portanto, se você quiser capacitá-la em seus filhos, deve começar por si mesmo.

Quando a criança cresce e vê que seus pais nomeiam cada emoção, resolvem seus conflitos sem gritar e demonstram empatia, aprendem a desenvolver essas mesmas habilidades. Não se esqueça de que as habilidades emocionais são aprendidas na prática, enquanto as crianças se relacionam com seus pais, irmãos e amigos, portanto, qualquer oportunidade é boa para ser testada.

Livros como ” Emocionario ” são ideais para começar a trabalhar com esse tipo de inteligência. Em crianças pequenas, de 3 a 6 anos, você pode tirar proveito das ilustrações das emoções mais simples, como felicidade, tédio ou vergonha.

Em outras ocasiões, quando a criança experimenta uma emoção que ainda não conhece, você pode ler a definição do livro. Desta forma, você vai ensiná-lo a nomear suas sensações, o que não é apenas tranquilizador, mas também ajuda a normalizar todas as emoções, em vez de dar-lhes rótulos negativos ou positivos.


O que é Inteligência Emocional?

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem “O que é Inteligência Emocional?“, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.