Jogos infantis de acordo com cada estágio de desenvolvimento

Jogos infantis de acordo com cada estágio de desenvolvimento – Brincar é essencial na vida das crianças.

Através do jogo o pequeno explora o mundo e o entende, além de desenvolver seus interesses e, claro, se divertir. No entanto, à medida que a criança cresce, o jogo muda, adquire mais nuances e se torna mais complexo. Portanto, você pode se referir a diferentes tipos de jogos que são específicos para cada estágio do desenvolvimento infantil.

Jogos infantis de acordo com cada estágio de desenvolvimento – As etapas do jogo infantil

 Jogo desocupado (0 a 12 meses)

Este jogo é característico de bebês e pode ser entendido como uma preparação para o jogo em si. Na prática, a criança brinca para fazer movimentos e gestos aparentemente aleatórios sem nenhum objetivo específico. Na verdade, esses movimentos são tentativas de aprender a se mover dentro de seu ambiente.

 Jogo solo (0-2 anos)

É um jogo independente, já que a criança brinca apenas com seus brinquedos, o que se deve principalmente ao fato de que suas habilidades sociais, cognitivas e físicas ainda são muito limitadas. No entanto, este tipo de jogo é muito importante porque permite pensar, explorar e criar. Quando uma criança brinca sozinha, ele aprende a se concentrar, a pensar por si mesmo, surge com idéias criativas e começa a regular suas emoções.

Através do jogo sozinho a criança se prepara para se relacionar com seus pares. Na verdade, é provável que, no final dos 2 anos, você comece a jogar com um parceiro imaginário, o que o ajudará a desenvolver a linguagem. Portanto, o jogo sozinho é na verdade uma ponte para o jogo social.

Jogos infantis de acordo com cada estágio de desenvolvimento

Nesta fase do jogo das crianças, cada novo objeto ou situação representa uma experiência de aprendizado inestimável. A criança realizará atividades simples e repetitivas que, para os adultos, podem ser entediantes, mas que lhes dão grande satisfação, como encher um balde com areia e depois jogá-lo ou bater em blocos de madeira um com o outro.

 Jogo como espectador (18 meses-2 anos e meio)

Neste tipo de jogo, a criança passa muito tempo assistindo outros pequeninos brincando. Ele não participa diretamente do jogo, embora possa fazer perguntas para entender melhor o que está fazendo. Geralmente aparece por volta dos 2 anos de idade, quando a criança começa a prestar mais atenção às outras crianças. Nessa atividade, a criança aprende através da observação, interessa-se pelo que outras crianças fazem, mas ainda não está pronta para entrar no jogo. Na verdade, esse tipo de jogo é executado simultaneamente ao jogo sozinho.

 Jogo paralelo (2½-3 anos)

As crianças brincam de forma independente, lado a lado. Eles podem usar brinquedos semelhantes ou diferentes, mas ainda não desenvolveram as habilidades necessárias para jogar juntos. O jogo paralelo ajuda-os a dominar as habilidades básicas para regular seu comportamento com seus pares e se dar bem com eles, além de estimular o trabalho autônomo.

Este tipo de jogo é completamente normal e é o último passo para a criança interagir com os seus pares. De fato, embora pareçam estar tocando de forma independente, na realidade eles estão se olhando e já desfrutam da proximidade um do outro, mas ainda assim não conseguem interagir sem a intervenção de um adulto.

 Jogo associativo (3-4 anos)

Este tipo de jogo envolve um grupo de crianças com objetivos semelhantes. Eles brincam com outras crianças que usam os mesmos brinquedos e até interagem entre si, mas não brincam com eles. No jogo associativo as regras não são estabelecidas e, apesar de todos quererem brincar com os mesmos brinquedos e trocá-los, não há organização formal. Na prática, é um jogo solitário com a assistência e cooperação de outras crianças, porque ainda não estão prontas para participar de um grupo propriamente dito. Na verdade, a comunicação é geralmente limitada a brinquedos emprestados e pouco mais. No entanto, crianças mais maduras já começam a emergir como líderes.

 Jogo colaborativo (4-5 + anos)

Nesse tipo de jogo, típico da idade pré-escolar, as crianças já podem brincar em grupo e trabalhar juntas. No jogo há um objetivo geral, há um líder e todos intervêm mais ou menos ativamente. Podem ser jogos competitivos ou dramatizações que simulam a vida de adultos. Entrar no jogo colaborativo significa que as crianças já podem estabelecer e seguir certas regras que garantem o sucesso da atividade.

Por último, mas não menos importante, vale a pena mencionar que estas etapas do jogo infantil não são exclusivas. Por exemplo, uma criança de 4 anos vai gostar de brincar com seus amigos, bem como com o jogo solo, que não desaparece, mas é complementado por outros tipos de interações.


Jogos infantis de acordo com cada estágio de desenvolvimento

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem “Jogos infantis de acordo com cada estágio de desenvolvimento“, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.