Por que todas as crianças deveriam ter Garrafas Sensoriais?

Por que todas as crianças deveriam ter Garrafas Sensoriais? Os frascos sensoriais são um material de estimulação voltado para crianças pré-escolares.

Você pode fazê-los em casa, porque eles são simplesmente barcos, jarros ou garrafas que contêm materiais diferentes, de modo que geram sensações diferentes nas crianças quando as movem.

Por que todas as crianças deveriam ter Garrafas Sensoriais?

A importância das garrafas sensoriais no desenvolvimento infantil:

O conceito por trás dos frascos sensoriais é muito simples, mas é muito eficaz para estimular diferentes esferas do desenvolvimento infantil. Como as crianças precisam lidar com a mamadeira, elas se tornam uma ferramenta para exercitar os músculos do braço e da mão. Os pequenos aperfeiçoam o clipe, o movimento que fazem com o polegar e o indicador, além de coordenar melhor os movimentos mais grossos.

Garrafas sensoriais também são ideais para desenvolver a atenção. Quando a criança segue os objetos em movimento, ela aprende a se concentrar e abstrair do restante dos estímulos, o que o ajudará mais tarde na escola. Além disso, essas garrafas estimulam sua curiosidade, interesse e desejo de explorar.

Para piorar, as garrafas sensoriais também são uma excelente estratégia de relaxamento. Se seu filho está se sentindo ansioso, irritado, frustrado ou com raiva, movimento quase hipnótico de objetos encontrados no interior das garrafas vai ajudá-lo a se acalmar, longe de sua mente os pensamentos que perturbam. Na verdade, este jogo simples gera sensações muito agradáveis.

O primeiro passo: escolha a garrafa perfeita

Todas as garrafas não valem a pena. Idealmente, deve ser uma garrafa de plástico, para que a criança possa manipulá-la sem medo de quebrá-la. Também é importante que a garrafa seja transparente para que a criança possa ver sem dificuldade seu conteúdo. Na verdade, é ainda melhor se a garrafa estiver completamente lisa.

O tamanho também é importante. Garrafas menores são melhores porque as crianças podem lidar com elas mais facilmente. Para crianças pequenas, as garrafas de 200 ml são ideais, para as mais velhas você pode usar garrafas de 500 ml.

Como fazer uma garrafa sensorial?

Embora os frascos sensoriais líquidos sejam os mais comuns e atraentes, também existem frascos secos, que devem ser selados com silicone líquido ou selados para que a criança não possa abri-los. Neste caso, você só tem que introduzir elementos sólidos dentro da garrafa, como bolas de hidrogel, confetes, pompons, limpadores de cachimbo, pedras coloridas, penas … O único limite é a fantasia.

Uma excelente ideia para criar uma garrafa sensorial seca consiste em enchê-la com arroz tingido e colocar pequenos bonecos dentro dela, para que a criança os descubra quando mover a garrafa.

Para fazer uma garrafa sensorial líquida, você precisará de outros materiais:

  • Garrafa transparente
  • Água
  • Óleo corporal para o bebê
  • Corante lipossolúvel que você vai usar para tingir o óleo
  • Corante alimentício em gel solúvel em água que você vai usar para tingir a água
  • Objetos que você colocará dentro, que podem ser da mesma cor ou cores diferentes

Alguns Exemplos:

Por que todas as crianças deveriam ter Garrafas Sensoriais Por que todas as crianças deveriam ter Garrafas Sensoriais Por que todas as crianças deveriam ter Garrafas Sensoriais Por que todas as crianças deveriam ter Garrafas Sensoriais

Passo a passo:

  • Encha a garrafa com água até um pouco acima da metade e adicione o corante alimentar da cor que você deseja tingir a água. Outra alternativa é usar uma garrafa de cor, então você só precisa adicionar água.
  • Digite os objetos que você deseja.
  • Em outra garrafa, corante o óleo com o corante lipossolúvel. Adicione ao frasco. Desta forma, você terá duas camadas de cores diferenciadas que geram um efeito visual muito atraente.

Uma alternativa ao petróleo, especialmente se você vai apostar em pequenos objetos, como glitter, confete ou pérolas, é adicionar xarope de milho e cola escolar transparente, sem tingi-los. Essas substâncias são usadas para aumentar a densidade da água, de modo que quanto mais você adicionar, mais lentamente os objetos dentro da garrafa se moverão.


Por que todas as crianças deveriam ter Garrafas Sensoriais?

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem “Por que todas as crianças deveriam ter Garrafas Sensoriais?”, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.