Estratégias pedagógicas para alunos disléxicos

Estratégias pedagógicas para alunos disléxicos – A aprendizagem é um processo complexo depende de fatores orgânicos e comportamentais, desta forma, conhecer a origem dos distúrbios de aprendizagem que comprometeram a assimilação do conhecimento é importante.

Neste estudo será enfatizada a discussão em um distúrbio de aprendizagem a dislexia, esta acarreta dificuldades no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. os alunos disléxicos apresentam peculiaridades no processo de ensino e o professor deve promover praticas pedagógicas adequadas para que esses tenham equidade no processo de ensino. Portanto, este estudo tem o objetivo de identificar formas de intervenção que podem auxiliar o professor e aluno com dislexia no processo de ensino.

Para tanto buscou-se embasamento em bancos de dados brasileiros e estrangeiros, está pesquisa caracteriza-se como descritiva com enfoque na revisão bibliográfica. por meio da consulta nessas fontes constatou-se a importância do docente adequar materiais, meios e demais recursos que compõe o processo de ensino com a faixa etária, individualidades e contexto social desses alunos, pois essas crianças apresentam diferenças que interferem no ensino, desta forma, é importante a inserção de equipe multidisciplinar no ambiente escolar para que profissionais da saúde e da educação possam trocar conhecimentos visando auxiliar o processo de ensino de todos os alunos, porque a diversidade apresentada pela turma deve ser valorizada e não obstruída.

A aprendizagem está relacionada fatores individuais, dentre eles os orgânicos e os ligados ao comportamento, faz-se necessário estudar como se desenvolvem os distúrbios de aprendizagem no sujeito, pois estes irão comprometer a forma de apropriar do conhecimento. Importante frisar que, para além dos fatores orgânicos, o maior empecilho da aprendizagem está na esquemática de ensino abordada pelo professorado que, muitas vezes, não contempla as dificuldades do alunado no âmbito da prática pedagógica. Não obstante a falta de uma legislação que contemple estes alunos com distúrbios de aprendizagem no atendimento educacional especializado, estes alunos merecem uma atenção especial por parte do professorado como forma de evitar um fracasso escolar por não atender as necessidades e potencialidades desse alunado.

Quando se trata de distúrbios de aprendizagem, há uma contradição no que diz respeito à conceituação pelo fato dos termos transtornos e dificuldades serem usados como sinônimos, no entanto cada termo possui a sua peculiaridade quando se estuda a aprendizagem. As dificuldades de aprendizagem estão relacionadas com problemas de origem pedagógica e/ou sociocultural, ou seja, as dificuldades de aprendizagem não estão envolvidas com nenhuma causa orgânica é algo extrínseco ao indivíduo. Já os transtornos e ou distúrbios de aprendizagem relacionam-se com problemas na aquisição e no desenvolvimento de funções cerebrais envolvidas no ato de aprender e são de origem intrínseca ao indivíduo.

O Diagnostic and statistical manual of mental disorders (DSM-V, 2013) acrescenta que distúrbio de aprendizagem (DA) são transtornos/perturbações orgânicas e/ou sociais que ocorrem no processo de aprendizagem de indivíduos, sendo uma disfunção do Sistema Nervoso Central, relacionada a uma “falha” no processo de aquisição ou do desenvolvimento, tendo, portanto caráter funcional. São também denominadas por alguns autores como dificuldades específicas de aprendizagem ou ainda como pontua o DSM-V (2013), como “transtorno de aprendizagem específica”.

Estratégias pedagógicas para alunos disléxicos

Para ter acesso ao material completo confira o link a seguir e baixe em PDF: (Estratégias pedagógicas para alunos disléxicos) – Clique Aqui para baixar.


Estratégias pedagógicas para alunos disléxicos

Estratégias pedagógicas para alunos disléxicos

Se gostou da postagem, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.