As mudanças que a leitura causa no cérebro infantil

As mudanças que a leitura causa no cérebro infantil: A leitura causa mudanças nas funções cerebrais. Na verdade, um estudo publicado na revista Pediatrics , em que a atividade do cérebro em crianças foi analisado três a cinco anos por meio de ressonância magnética funcional, encontraram diferenças na ativação do cérebro em crianças como absortos em mais ou menos leitura.

Basicamente, as crianças que mais leram ou que foram mais lidas apresentaram maior ativação no córtex de associação, relacionado à integração multi sensorial.

Outro estudo, desta vez realizado pela Leitura e Alfabetização Discovery Center  e  do Cincinnati Children Hospital Medical Center no Estados Unidos, analisaram a atividade cerebral de um grupo de crianças pequenas ao ouvir a histórias, com base em um teste de fMRI. Esses pesquisadores descobriram que as crianças que eram freqüentemente lidas em casa tinham maior atividade neuronal em certas áreas do cérebro relacionadas à imagem mental e processamento semântico, que são a base do desenvolvimento da compreensão de leitura.

Esta pesquisa indica que o cérebro de crianças que são lidas com frequência é capaz de recriar imagens mentais integrando diferentes dados da história, que, por sua vez, permitem que sigam o fio e estimulem sua capacidade linguística e cognitiva.


As mudanças que a leitura causa no cérebro infantil

Se gostou da postagem, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.