Roleta das brincadeiras para Educação infantil e Ensino fundamental
Jogos, Jogos Pedagógicos

Roleta das brincadeiras


Nesta postagem vamos compartilhar com vocês mais uma ideia da professora Valéria do blog Ensinando com Carinho, “Roleta das brincadeiras para Educação infantil e Ensino fundamental“,

Roleta das brincadeiras para Educação infantil e Ensino fundamental

Criança hoje em dia só quer saber de videogame e jogos eletrônicos? Talvez, se ela só conhecer videogames e jogos eletrônicos! A verdade é que brincadeiras antigas podem interessar muito às crianças, bastando que haja um incentivo para isso. Vale a pena resgatar essas brincadeiras, na escola, em sua casa, experimentando divertimentos que fizeram a infância de tantas gerações, aproveitando ainda para desenvolver habilidades como consciência corporal, lateralidade, atenção, foco, controle de impulsos e habilidades sociais.
Esta Atividade pode ser trabalhada tanto na Educação Infantil, quanto nas turmas de 1º ao 5º anos. Tem como principal objetivo resgatar e informar como eram e como fizeram parte da infância essas brincadeiras.
Como Fazer:
  • Confeccione uma roleta grande, para chamar a atenção das crianças, neste caso usamos papelão para o circulo, um pedaço de madeira para o troco e uma lata para servir como o pé da roleta.
  • Colamos em cada divisão colorida (obs: As divisórias em forma de pizza foi feita com EVA colorido).Setas de papel com pistas, ou regras da brincadeira.
  • Em cima de uma mesa, separamos imagens (desenhos) das brincadeiras da roleta. Ex: Amarelinha, pião, corda, passa o anel, telefone sem fio, bambolê, sou pobre, pobre, elástico, cabra cega etc,.
  • Convida um criança por vez para girar a roleta.
  • A seta indicatória com a pista da brincadeira que sair, o aluno deverá localizar qual é a brincadeira, utilizando as imagens que estão sobre a mesa.
  • Se a criança acertar cola a imagem na roleta na seta correspondente.
  • No final por votação da turminha, o professor escolhe 2 das brincadeiras e  realiza na sala com os alunos.
  • Lembrando que para a brincadeira ser desenvolvida alguns objetos precisam ser levados pelo professor.

Roleta das brincadeiras

Roleta das brincadeiras Roleta das brincadeiras Roleta das brincadeiras

Não deixe de conferir a postagem original no blog da autora: Ensinando com Carinho


Roleta das brincadeiras
5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *