Estratégias para melhorar os hábitos de estudo em crianças

Estratégias para melhorar os hábitos de estudo em crianças: O estudo é importante e você deve ensinar seu filho a fazê-lo bem.

Além da inteligência, os hábitos de estudo são essenciais para alcançar um bom desempenho acadêmico. No entanto, é também um dos principais cavalos de trabalho dos pais, que não sabem como fazer com que seus filhos façam o dever de casa. No entanto, é tarefa dos pais estabelecer uma rotina de estudo em casa, explicar a importância desse esforço e motivá-lo.

Estratégias para melhorar os hábitos de estudo em crianças

9 fatores essenciais para desenvolver hábitos de estudo:

1. Condicione uma área para o estudo

A maioria das crianças não estuda voluntariamente, por isso é importante usar todas as ferramentas à nossa disposição para motivá-las. Uma boa ideia é criar uma área de estudo, que seja agradável, onde a criança tenha todo o material escolar à mão e se sinta confortável.

2. Escolha o momento certo

É importante que as crianças não façam uma associação negativa com o estudo. Portanto, recomenda-se que eles façam o dever de casa primeiro e depois possam executar uma tarefa agradável, como jogar. Desta forma, eles não vão assumir que o estudo é uma espécie de punição.

3. O tempo necessário

Não é conveniente forçar a criança a gastar muito tempo estudando. Como regra geral, é conveniente começar com curtos períodos de tempo, no início 10 ou 15 minutos serão suficientes, e depois aumentar conforme o curso progride ou de acordo com a complexidade dos deveres. Em qualquer caso, durante os primeiros anos, a criança não deve passar mais de 50 minutos estudando, o ideal é dedicar a essa atividade apenas meia hora.

Estratégias para melhorar os hábitos de estudo em crianças
9 fatores essenciais para desenvolver hábitos de estudo

4. Evite distrações

As crianças são facilmente distraídas, especialmente quando se trata de estudar. Portanto, é conveniente que, no momento de fazer o dever de casa, não haja distrações. Mantenha a TV desligada e deixe qualquer tipo de jogo de lado. É importante que a criança consiga se concentrar porque terminará mais rápido, menos frustrada e o resultado terá maior qualidade.

5. Planejar tarefas

Os hábitos de estudo não se referem apenas ao tempo dedicado a essa atividade, também é importante a organização. Se você ensinar a criança a estudar, ele poderá fazer sua lição de casa em menos tempo, pois aproveitará melhor cada minuto. Portanto, é conveniente ensiná-lo a organizar e planejar tarefas, como explicar que ele deve começar com as tarefas mais complexas e terminar com as mais simples.

6. Subdividir tarefas complexas

Quando as crianças são jovens, elas esperam uma recompensa imediata, e é por isso que é difícil para elas visualizar o final de uma tarefa, especialmente se for muito longa. Para motivar você e evitar a frustração, você pode dividir uma tarefa em pequenos passos. Por exemplo, se você precisa aprender as tabelas de multiplicação , pode dedicar uma semana a cada número, para que a criança não se sinta oprimida.

7. Reconheça seu esforço

Não se trata de dar presentes, mas você precisa recompensar seu esforço, algumas palavras de encorajamento ou uma sobremesa especial para o jantar pode ser suficiente para a criança se sentir motivada a continuar estudando. Na verdade, lembre-se de que os elogios e a atenção dos adultos são ótimos incentivos para as crianças. Você também pode fazê-lo ver o quanto ele está se movendo para frente, para que ele seja incentivado a continuar.

8. Crie uma rotina

A criação de hábitos de estudo não se limita a fazer o dever de casa, mas sim dedicar um espaço de tempo a essa tarefa todos os dias da semana. Portanto, mesmo que a criança não tenha o dever de casa, você pode pedir que ele se sente por algum tempo para ler ou escrever. Você também pode procurar tarefas divertidas, como fazer artesanato .

9. Supervisão constante

A princípio, a criança precisará ser supervisionada até que o hábito seja estabelecido. Isso significa que você terá que se sentar à mesa com ele até que o dever de casa esteja terminado . Pouco a pouco, você pode dar mais autonomia, enfatizando o fato de confiar nele. No entanto, fique de olho no seu progresso, revendo a tarefa no final.


Estratégias para melhorar os hábitos de estudo em crianças

Se gostou da postagem, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

 Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA