Um ditado por dia nas escolas para aprender as regras de ortografia

Um ditado por dia nas escolas para aprender as regras de ortografia: A prática diária é o que faz o professor

Um ditado por dia nas escolas para aprender as regras de ortografia

Nas últimas décadas, a educação mudou muito. A introdução de novos métodos de ensino significou deixar as antigas estratégias. E os resultados de todas essas mudanças nem sempre foram positivos, ou pelo menos eles não renderam os resultados esperados. Tal é o caso do ditado, um método que, na França, cruzou as fronteiras escolares para entrar em alguns programas de televisão de grande audiência em que o conhecimento ortográfico dos participantes foi avaliado.

No entanto, pouco a pouco o ditado foi deixado de lado, foi relegado ao fundo, especialmente devido a algumas teorias que alegaram que foi um freio na criatividade e livre expressão dos alunos. Assim, em muitas escolas, o ditado e a leitura em voz alta foram considerados tarefas tediosas que não estimularam a aprendizagem da linguagem.

O que aconteceu agora?

Recentemente, após os resultados catastróficos obtido muitos estudantes franceses em testes de linguagem, as autoridades educacionais decidiram dar um passo atrás, tentando tirar alguma distância para entender o que eles têm feito de errado. Eles querem para colocar um fim à perda da qualidade da educação e restaurar a “glória” desta instituição pública, que já foi considerado entre os mais eficientes no mundo.

Portanto, não é surpreendente que as mudanças recentemente, o ministro da Educação Socialista Najat Vallaud-Belkacem, esqueceu corantes modernista estava propondo que recorrer a velhas receitas como incluir aulas emitido diariamente um padrão que todas as escolas devem seguir.

E não é menos porque os números indicam que o conhecimento das regras gramaticais do francês entrou em colapso nas últimas décadas. Estima-se que em 2010, 51% dos estudantes franceses dominaram a ortografia e a gramática, cinco anos depois, apenas 45% tinham esse conhecimento.

É claro que esta medida também tem vários detratores, que afirmam que um ditador não é mais do que um teste de avaliação. No entanto, outros professores concordam com a medida e pensam que é simplesmente uma questão de voltar para as origens, para fortalecer as bases dos alunos da escola primária.

Um ditado por dia nas escolas para aprender as regras de ortografia
Um ditado por dia nas escolas para aprender as regras de ortografia

Qual é o propósito do ditado?

Quando o ditado é feito, primeiro ocorre um processo de compreensão e retenção da estrutura semântica. Os alunos não devem apenas identificar as palavras, mas também entender o texto porque só então eles podem escrever. Portanto, o ditado não só serve para melhorar a ortografia e conhecer as regras da gramática.

Na verdade, também é útil para os alunos aprender novas palavras e seguir o fio da leitura melhor. Além disso, serve como treinamento para que eles aprendam a escrever mais rápido e no futuro eles podem tomar notas. Na verdade, existem diferentes tipos de ditado, o ditador do secretário, por exemplo, implica que os alunos escrevem o que eles lembram e depois trabalham em grupos para construir o texto usando todas as notas.

Por outro lado, existem ditados criativos, nos quais o professor apenas fornece os adjetivos, substantivos, verbos e advérbios do texto para que os alunos adicionem artigos, preposições, pronomes e conjunções. Em outros casos, a parte ditada de uma idéia, e cada aluno cria uma frase, que ditará ao grupo, para compor uma história entre todos.

Claro, o ditado também é muito útil como ferramenta de avaliação e auto-avaliação. Os alunos podem ver seus erros e saber em quais aspectos eles devem tentar mais, enquanto o professor pode verificar o progresso da classe e identificar os problemas sobre os quais devem enfatizar mais.