Os benefícios de Colorir para crianças

Os benefícios de Colorir para crianças: A pintura e a coloração devem ser feitas todos os dias de forma lúdica e divertida para aproveitar seus benefícios.

As crianças geralmente têm um instinto natural para a pintura. Na verdade, a maioria das crianças, uma vez que eles são pequenos, gostam de pintar porque podem entender melhor o mundo ao seu redor através do desenho , eles se comunicam mais facilmente com os adultos e podem expressar o que sentem mais livremente. Por esse motivo, não é estranho que, quando menos se espera, chegam os rabiscos, depois os fantoches e depois os desenhos coerentes.

Os benefícios de Colorir para crianças

Cinco boas razões pelas quais seu filho deve colorir:

Melhora as habilidades motoras

Verificou-se que a coloração é um excelente exercício para desenvolver coordenação motora fina e coordenação olho-mão em crianças. O fato de não poder sair dos contornos permite que a criança aperfeiçoe a precisão dos movimentos da mão e potencialize a maturação dos circuitos cerebrais que estão envolvidos no desenvolvimento de suas habilidades motoras finas. Na verdade, você perceberá que, à medida que a criança aperfeiçoa sua técnica de desenho, ele também está ganhando destreza, agilidade e precisão manual.

Promove a auto-estima

Colorir é uma atividade muito divertida, especialmente se praticada em um grupo. E nem sequer é importante que a criança tenha grandes habilidades para desenhar, basta estar em companhia de seus pares e ter algumas ceras ou lápis de cera na mão. Nesse sentido, estudos recentes descobriram que, se as crianças se colorem em um ambiente não competitivo, a pintura se torna uma fonte de alegria e satisfação , por isso ajuda a estimular sua auto-estima. Na verdade, a maioria das crianças muitas vezes percebe suas criações artísticas como um sucesso e se sente orgulhosa delas, especialmente se elas recebem elogios de seus pais ou adultos.

Desenvolve pensamento abstrato e inteligência emocional

Demonstrou-se que a coloração é um método excelente para estimular a inteligência emocional dos pequeninos, uma vez que esta atividade os ajuda a entender melhor o mundo.Um estudo realizado por pesquisadores do Dartmouth College, em Hanôver, Estados Unidos, revelou que o desenho também incentiva o desenvolvimento da percepção visual, criatividade, pensamento abstrato e capacidade executiva . Os pesquisadores explicaram que isso ocorre porque a pintura estimula ambos os hemisférios cerebrais: a esquerda responsável pelo pensamento lógico e pelo direito, relacionada à imaginação e à criatividade.

Melhora a aprendizagem

Um estudo realizado na Universidade Deakin, na Austrália, revelou que a pintura permite que a criança desenvolva um papel mais ativo em seu processo de aprendizagem. Isso significa que ele não só aprende mais, mas também entende melhor o mundo ao seu redor e se sente mais motivado a aprender. Na verdade, os pesquisadores descobriram que o ato de desenhar e colorir na primeira infância pode ser o precedente dos modelos visuais e diagramas que, mais tarde, permitem que a criança represente a realidade do meio ambiente no contexto educacional. Além disso, se você escolher desenhos coloridos para impressão relacionados a tópicos específicos, como números, tabela de multiplicação ou o alfabeto, sua aprendizagem beneficiará ainda mais.

Os benefícios de Colorir para crianças
Os benefícios de Colorir para crianças

Estimula o autocontrole e a concentração

Se o seu filho tiver problemas para se concentrar ou gerenciar suas emoções, a coloração pode ser uma estratégia muito útil para ajudá-lo. Demonstrou-se que o desenho é um ótimo exercício para estimular a concentração e fazer com que a criança aprenda a ignorar as distrações provenientes do meio ambiente. Na verdade, a pintura estimula a atenção seletiva desde uma idade precoce. Além disso, a coloração é um método excelente para melhorar o autocontrole e a auto-regulação emocional, pois é uma maneira de canalizar as emoções das crianças, especialmente quando estão muito excitadas.

No entanto, você deve ter em mente que a pintura também pode ser uma oportunidade para ensinar a criança novos conhecimentos e incutir bons valores. Basta que você escolha desenhos para imprimir relacionados aos tópicos que você gostaria de ensinar, como a arte de reciclagem  ou o alfabeto.