Frases desconcertantes de Içami Tiba que são um tratado de boa educação

Frases desconcertantes de Içami Tiba que são um tratado de boa educação: Içami Tiba foi um médico psiquiatra, falecido em 2015, e que tinha o grande diferencial de falar do comportamento infantil e da educação considerando a necessidade de disciplina para a formação de cidadãos respeitáveis e mentalmente saudáveis.

Ele destacou-se também como colunista e era sempre chamado em programas de tv, jornais e revista por sua autoridade no assunto, seu olhar afetivo e a ampla consideração que tinha no processo relacional entre a psicologia, pais e alunos.

Frases desconcertantes de Içami Tiba que são um tratado de boa educação

Frases desconcertantes de Içami Tiba que são um tratado de boa educação
Içami Tiba

Abaixo, confira 20 frases que são desconcertantes pela sua veracidade, mas que formam um tratado de educação que equilibra limites e afeto.

1- “Pais que não disciplinam os filhos terão que sustentá-los a vida toda”

2- ‘Não é errando que se aprende, mas sim corrigindo o erro.”

3-“Os pais podem dar alegria e satisfação a um filho, mas não há como lhe dar felicidade. Os pais podem aliviar sofrimentos enchendo‐o de presentes, mas não há como lhe comprar felicidade. Os pais podem ser muito bem‐sucedidos e felizes, mas não há como lhe emprestar felicidade. Mas os pais podem aos filhos dar muito amor, carinho, respeito. Ensinar tolerância, solidariedade e cidadania. Exigir reciprocidade, disciplina e religiosidade. Reforçar a ética e a preservação da Terra. Pois é de tudo isso que se compõe a autoestima. É sobre a autoestima que repousa a alma, e é nessa paz que reside a felicidade.” (Içami Tiba, livro: Quem Ama, Educa!)

4- O principal “veneno” da educação dos filhos é a culpa. Culpa de trabalhar fora, quando pensa que devia estar com os filhos. Culpa de estar com os filhos, quando acha que devia estar trabalhando.

5- “O adolescente não é dono do quarto”

6- “Nenhuma criança nasce folgada, ela aprende a ser.”

7- “Você quer educar? Seja educado. E ser educado não é falar ‘licença’ e ‘obrigado’. Ser educado é ser ético, progressivo, competente e feliz.”

8- “Embaixo de um folgado tem sempre um sufocado”

9- “O erro mais frequente na educação do filho é colocá-lo no topo da casa. O filho não pode ser a razão de viver de um casal. O filho é um dos elementos. O casal tem que deixá-lo, no máximo, no mesmo nível que eles. A sociedade pagará o preço quando alguém é educado achando-se o centro do universo.”

10- “As mães que carregam as mochilas dos filhos estão lhes ensinando que cabe a eles curtir a vida enquanto a elas cabe a responsabilidade de tudo.
A atitude correta seria cada filho carregar o que lhe fosse possível e a mãe ajudasse naquilo de que o filho precisar. E ela teria mais tempo de conviver com os filhos, caso não se escravizasse em benefício deles.
E o pai, que vê a mãe carregando tudo? Por que deixa isso acontecer? Quando é ele quem leva os filhos à escola nem se dá ao trabalho de descer do carro. E, se descuidar um pouco, é capaz de nem conversar com eles durante o trajeto, pois precisa ouvir as notícias pelo rádio. Esse tipo de pai deve abrir os olhos. E também os ouvidos para o que os filhos falam. Mais ainda: abrir os braços para ajudá-los no que precisarem.” (Içami Tiba, livro: Disciplina – Limite na medida certa)

11- “Dinheiro ‘a rodo’ para o filho é prejudicial. Mesmo que os pais o tenham, precisam controlar e ensinar a gastar.”

12- “A primeira coisa a saber é que não há uma idade ideal para começar a se trabalhar disciplina. Pais que querem filhos disciplinados precisam proporcionar um ritmo básico para eles. Quem não tem ritmo desobedece porque a normalidade para ele é justamente a falta de ordem.”

13- “Pai não é melhor que mãe nem vice‐versa. São apenas diferentes. E essas diferenças ampliam as possibilidades educativas, trazendo retornos relacionais mais ricos. A herança genética está nos cromossomos. Mas desde o nascimento a criança absorve o modo de viver, o “como somos” da família. Assim, ela aprende naturalmente com as pessoas que a cercam.” (Içami Tiba, livro: Quem Ama, Educa!)

14- “Jovens que não tiveram nenhuma educação em valores vivem e aprendem o que aparece no momento, deixam-se levar por aquilo que é vigente. Quem tem valores sólidos dentro de si é capaz de olhar para uma situação sem ser envolvido por ela, e pode analisá-la e criticá-la.”

15- “Existe uma situação bastante prejudicial ao filho. Há casos em que há tantas expectativas e tantos sonhos atrelados à criança, que os pais não a veem como realmente é. Relacionam-se com o filho sonhado e não com o filho real. Nós, pais, devemos estar atentos a isso; afinal de contas, o sonho, a idealização e as expectativas fazem parte do processo de gerar um filho.” (Içami Tiba. Livro: Seja feliz, meu filho)

16- “Não se pode fazer o que se quer, pois a vontade tem que ser educada. O que seria do trânsito, da sala de aula, dos clubes, dos aeroportos, do país se cada um fizesse o que tivesse vontade? Seria o caos. As regras existem para o benefício de todos, e a disciplina faz parte da educação de uma sociedade.” (Içami Tiba, livro: Disciplina – Limite na medida certa)

17- “Aprovar tudo o que a criança faz ensina‐lhe que quem a ama satisfaz todas as suas vontades. Mas a própria vida vai se encarregar de contrariá‐la. E a escola oferece o primeiro passo para isso: o aluno fica sem os pais na sala de aula. Alunos há que não querem aceitar esta regra da educação. Podem eles entender que a escola não os ama, por contrariá‐los. Cabe aos pais demonstrar que estão de acordo com as regras da escola que escolheram e não reforçar o que pensam as crianças, querendo permanecer com eles.” (Içami Tiba, livro: Quem Ama, Educa!)

18- “A herança genética está nos cromossomos. Mas desde o nascimento a criança absorve o modo de viver, o “como somos” da família. Assim, ela aprende naturalmente com as pessoas que a cercam. E no futuro transmitirá tal aprendizado a seus filhos, perpetuando comportamentos através das gerações subsequentes.” (Içami Tiba, livro: Quem Ama, Educa!)

19- A arte de ser mãe e pai é educar os filhos para que se tornem afetivamente autônomos, financeiramente independentes e cidadãos éticos do mundo. Quanto mais competentes educadores os pais forem, menos necessários se tornarão eles para os filhos, e o vínculo afetivo será mantido eternamente em nome da saudável integração relacional.” (Içami Tiba, em “Quem Ama, Educa!”)

20- “O mestre é um caminho para seu aprendiz chegar à sabedoria. O aluno tem de superar o professor. O verdadeiro mestre se orgulha de ter sido um degrau na vida do aprendiz que venceu na vida. Ensinar é um gesto de generosidade, humanidade e humildade. É oferecer alimento saboroso, nutritivo e digerível àqueles que querem saber mais porque ensinar é um gesto de amor!” (Içami Tiba)

Fonte: Conti Outra