Como aumentar a confiança em crianças pequenas

Como aumentar a confiança em crianças pequenas – O guia é fundamental para aumentar sua confiança

Há crianças que sentem pouca autoconfiança. Algumas pessoas pensam que é porque eles são naturalmente tímido, e embora isso é verdade que a predisposição genética pode ser mais tímida do que extrovertida, são fatores externos que determinam a confiança pode ter sobre si mesmo e, portanto, para ser capaz de lidar os diferentes aspectos da vida de uma forma muito mais positiva . Mas como a confiança em crianças pequenas pode ser aumentada?

 Como aumentar a confiança em crianças pequenas

Não o chame de tímido

Falar sobre a timidez na frente do seu filho ou dizer a outra pessoa enquanto ele ouve que ele é “muito timido” é rotulá-lo e fazer seu filho acreditar que é realmente assim. Por exemplo, se seu filho se esconder atrás da perna e não quer dizer olá para um tio, você pode ser tentado a dizer “Desculpe, é muito timido”. Mas ao invés de reagir dessa maneira, é melhor dizer coisas como: “Você se sente timido no momento, não é ruim, porque você pode dizer oi quando se sente pronto para isso”. Essa diferença sutil faz você ver seu filho que você respeita seus sentimentos naquele momento.

Nunca compare

Nunca é uma boa ideia comparar seu filho com seus irmãos ou com outras crianças que são mais extrovertidas do que ele. Em vez disso, é melhor se concentrar no que seu filho faz de forma diferente e como sua personalidade é especial e maravilhosa. Isso pode ajudar a aumentar a confiança do seu filho e torná-los mais confortáveis ​​na frente dos outros. Desta forma, mesmo se seu filho não é muito atlético ou não gosta de esportes, ele pode ser um bom desenhista e pode desfrutar de uma aula de arte com outras crianças que têm interesses semelhantes.

Guie-o no caminho

Em muitas ocasiões, os pequenos podem se sentir perdidos em qualquer aspecto cotidiano e é por isso que seus pais devem se tornar seus melhores guias e mentores para ensinar-lhes o caminho certo. Ensinar seu filho as habilidades necessárias para se desenvolver com sucesso e completamente é essencial. As crianças adoram imitar o comportamento de seus pais, por isso é necessário que você sempre seja seu melhor exemplo.

Como aumentar a confiança em crianças pequenas
Como aumentar a confiança em crianças pequenas

Planejar coisas

As crianças precisam de rotinas diárias para se sentir seguras e independentes , mas também se você quiser expô-las a uma nova situação, será necessário explicar detalhadamente o que será feito e como será feito. Os dados são importantes para que eles se sintam confiantes. Por exemplo, se você estiver indo para uma festa de aniversário, será importante dizer-lhe quem vai estar lá, o que acontecerá … é necessário explicar tudo para que você se sinta mais seguro quando chegar lá com a festa iniciada.

Não pressione ele

As crianças que têm pais que as empurram muito difíceis ou muito rapidamente acabam sendo mais tímidas, tendo mais incerteza e se sentindo ansiosas em algumas situações sociais. Quando os pais pressionam seus filhos para fazerem coisas (ou para fazê-las bem), elas só tornarão as crianças mais ansiosas porque pensam que não terão mais oportunidades. Se o seu filho insiste que ele não quer fazer algo porque tem medo ou porque não está confortável, você deve ajudá-lo a se sentir seguro, mas sem forçá-lo.

Cuidado com a super proteção

Dar a oportunidade para uma criança ter sucesso em novas situações é deixar de lado a superproteção. Você pode dizer coisas como: “Eu vou fazer isso com você” ou talvez: “Eu sei que é difícil, mas eu vou ajudá-lo em tudo o que você precisa”, “você pode ter outra chance de obtê-lo”. É necessário deixar espaço para os filhos de ação para que eles se sintam capazes de fazer coisas por si mesmos e dar-lhes a oportunidade de satisfação.

Ajude-o a se sentir confiante ao dar-lhe oportunidades para mostrar suas habilidades adquiridas e construir um vínculo emocional para que o pequeno saiba que você estará ao seu lado sempre que ele precisar de você, é essencial.