Ex-aluno de escola pública é aprovado em medicina na USP

Ex-aluno de escola pública é aprovado em medicina na USP: Giorggio Belloti também foi aprovado na UFPR e na Unifesp.

Giorggio Belloti, de 19 anos, foi aprovado na Fuvest para estudar medicina na Universidade de São Paulo (USP). Ex-aluno de escola estadual, ele conta que só conseguiu superar a defasagem do ensino médio após dois anos de cursinho.

Por isso, na inscrição do vestibular, fez a opção de ganhar um bônus nas notas da primeira fase e da classificação final da carreira. “Estudar na USP era o que eu mais queria, mas foi muito difícil. Em 2016, quando comecei a me preparar para o vestibular, toda aquela matéria que os professores ensinavam parecia de outro mundo. Eu não tinha tido nada parecido na escola”, relata.

Ele sempre teve facilidade na área de exatas e de biológicas, mas filosofia, sociologia e história eram seus principais desafios. “Fiquei muito tempo sem aula, porque não tinha quem ensinasse para a gente no colégio. A sorte é que consegui uma porcentagem de bolsa de estudos no cursinho”, diz.

Ex-aluno de escola pública é aprovado em medicina na USP: Apoio da família

O jovem também foi aprovado na Universidade Federal do Paraná (UFPR), pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ele atribui seu sucesso às pessoas que estavam ao seu redor – principalmente à sua mãe, que presenciou todas as madrugadas de estudo.

Ex-aluno de escola pública é aprovado em medicina na USP: Apoio da família
Ex-aluno de escola pública é aprovado em medicina na USP: Apoio da família

“Eu já estava muito cansado. Saía de Barueri todos os dias e ficava 1h30 em pé no trem e no metrô para chegar a São Paulo. Ela me deu muita força para não desistir”, diz.

A escolha pela medicina também teve influência da mãe, que é enfermeira. “Eu sempre curti a área de pesquisa, de ciência, desde muito novo. Ela me contava as histórias do trabalho e eu ia pegando cada vez mais gosto”, conta. “Agora, minha família só chora na comemoração. Eu ainda nem acredito que isso tudo esteja acontecendo.”

Fonte: Globo.com