Brinquedos para o desenvolvimento cognitivo na infância

Brinquedos para o desenvolvimento cognitivo na infância: Os brinquedos são muito importantes para o desenvolvimento cognitivo na primeira infância.

As habilidades cognitivas são essenciais para a capacidade de uma criança entender ideias e conceitos. A partir do momento em que nasce uma criança, ele começa a desenvolver e aprimorar suas habilidades cognitivas através do jogo. É necessário fornecer a sua criança uma variedade de brinquedos que promovam seu aprendizado e desenvolvimento em todas as áreas do desenvolvimento, incluindo o desenvolvimento cognitivo.

 Por tudo isso, os pais devem ver e valorizar a importância não só do jogo, mas também dos brinquedos, a fim de desenvolver as habilidades cognitivas de bebês e crianças. É fundamental para mais tarde, à medida que crescem, eles são capazes de ter uma melhor aprendizagem na atividade acadêmica, no aprendizado de normas e rotinas e também para capacitá-los a serem pessoas de sucesso em sua futura vida adulta.

Brinquedos para o desenvolvimento cognitivo na infância

Brinquedos para o desenvolvimento cognitivo na infância
Brinquedos para o desenvolvimento cognitivo na infância

Brinquedos para bebês

Os recém-nascidos desenvolvem habilidades cognitivas principalmente através da observação, pois não têm força para segurar e manipular brinquedos. Isso não significa que os brinquedos não sejam úteis no desenvolvimento cognitivo das crianças. Por exemplo, os brinquedos móveis atraem o foco ea atenção de um bebê, os livros de papelão ilustrados também são adequados porque promovem a identificação e a audição.

Você também pode usar um lenço para esconder e mostrar um brinquedo para o seu bebê. No momento em que seu bebê começa a procurar o brinquedo debaixo do lenço, ele dominará o olhar e descobrirá a permanência do objeto, um grande progresso sem dúvida.

Brinquedos para crianças pequenas

O estágio em que uma criança começa a explorar e descobrir coisas novas, há inúmeros brinquedos que ajudarão a estimular seus sentidos, observar, fazer perguntas, fazer conexões, resolver problemas e compreender o mundo ao seu redor … Isso graças aos brinquedos e ao jogo.

 Jogar com marionetes incentiva a imaginação, o pensamento e as habilidades linguísticas abstratas;bloqueia, por outro lado, promove habilidades de contagem, classificação e resolução de problemas. A maneira como os brinquedos são classificados também ajuda as crianças a estabelecer relações entre objetos, assim como com enigmas mais simples.

Não é necessário comprar muitos brinquedos

Também não é necessário comprar constantemente brinquedos novos para incentivar habilidades cognitivas em lactentes e crianças. Para comprar muitos brinquedos além disso, torna-se algo muito caro, não é necessário e, a longo prazo, todos os brinquedos ficarão presos em uma caixa sem que ninguém os use, então está jogando fora o dinheiro.

Os brinquedos não precisam ser muito sofisticados para serem apropriados, eles só podem ser capazes de ajudar as crianças a praticar suas habilidades básicas mais importantes. Muito provavelmente, brinquedos ou objetos para melhorar o desenvolvimento cognitivo do bebê ou criança, têm alguns componentes comuns que os tornam brinquedos úteis para promover esse desenvolvimento.

Por exemplo, no momento do banho, você pode ajudar seu filho a espremer a água da esponja para encher os copos, fazendo com que eles se afundem na banheira. Existem atividades simples que podem construir a capacidade das crianças de antecipar, prever resultados e entender o que significam as consequências.

Outro exemplo seria preencher uma garrafa de plástico com pedras e conchas marinhas e fechá-la bem para que não possa ser aberta. À medida que seu filho agita a garrafa de plástico, ele observará os sons para que ele compreenda a causa e o efeito, prevendo os resultados. Colheres de madeira, caixas de papelão, recipientes de plástico ou caixas de ovos vazias são objetos cotidianos que podem ajudar o desenvolvimento cognitivo dos bebês.


Brinquedos para o desenvolvimento cognitivo na infância

Se gostou da postagem, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

 Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA