Sugestões de Atividades Psicomotoras

Selecionamos nesta postagem algumas Sugestões de Atividades Psicomotoras.

Psicomotricidade na Educação Infantil

educação psicomotora é uma educação global que associa as potencialidades intelectuais, afetivas, sociais e motoras da criança, dando-lhe segurança, equilíbrio e permitindo o seu desenvolvimento, organizando corretamente as suas relações com os diferentes meios em que deve evoluir.

Refere-se a uma formação de base indispensável a toda a criança, seja ela normal ou com problemas, pois responde a uma dupla finalidade: assegurar o desenvolvimento funcional, tendo em conta as possibilidades da criança, e ajudar sua afetividade a expandir-se e a equilibra-se através do intercambio com o ambiente humano.

É ação pedagógica que tem como objetivo principal o desenvolvimento motor e mental da criança, com a finalidade de levá-la a dominar o próprio corpo e a adquirir uma inibição voluntária, propõe, tem no movimento espontâneo, sua diretriz fundamental, pois, em qualquer movimento, existe um condicionante afetivo que determina um comportamento intencional.

Acredita-se que é sempre uma ação motriz, por menos que seja que regula o aparecimento e o desenvolvimento das formações mentais, é pelo aspecto motor que a criança estabelece os primeiros contatos com a linguagem socializada.​

Sugestões de Atividades Psicomotoras – Para imprimir

As atividades psicomotoras sugeridas encontram-se agrupadas por áreas e compõem um repertório a ser utilizado pelo educador ao longo dos períodos letivos da pré-escola. Recomenda-se que o educador experimente pessoalmente cada uma das atividades sugeridas antes de coloca-las como proposta para as crianças. Essa vivência prévia enriquecerá muito a atuação do educador.

Se os educadores de uma escola puderem realizar em grupo a vivência das atividades, o resultado com certeza será ainda melhor, pois surgirão novos exercícios a partir da experiência de vida dos participantes.

Sugestões de Atividades Psicomotoras - Psicomotricidade Infantil Sugestões de Atividades Psicomotoras - Psicomotricidade Infantil Sugestões de Atividades Psicomotoras - Psicomotricidade Infantil Sugestões de Atividades Psicomotoras - Psicomotricidade Infantil Sugestões de Atividades Psicomotoras - Psicomotricidade Infantil

Sugestões de Atividades Psicomotoras em PDF

Sempre pensando em facilitar para vocês, resolvemos disponibilizar o artigo “Sugestões de Atividades Psicomotoras” mostrado acima para download em PDF.

Se gostou da postagem “Sugestões de Atividades Psicomotoras”, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA