Painel Ajudante do Dia

No início do ano letivo geralmente os professores preparam com muito carinho e dedicação a decoração de suas salas de aulas e sempre tem um cantinho para o painel Ajudante do dia. E nesta postagem selecionamos para vocês algumas ideias de painéis e murais para trabalhar o ajudante do dia.

Qual a importância do Ajudante do Dia?

As crianças sentem um imenso prazer auxiliando seus professores. Tarefas simples da rotina escolar podem ser destinadas aos ajudantes, que se sentem valorizadas e felizes.

Objetivos dessa atividade de rotina

  • desenvolver o senso de responsabilidade e respeito;
  • auxiliar na construção da autonomia;
  • propiciar momentos de socialização e interação;
  • aumentar a autoestima;
  • desenvolver senso de liberança;
  • auxiliar na construção da personalidade moral.

No inicio do ano letivo estabeleça com os alunos quais serão as funções dos ajudantes e, a medida que a turma for amadurecendo, novas funções podem ser atribuídas.

Para valorizar ainda mais está atividade, identifique os ajudantes com crachá ou avental.

Ser o “ajudante do dia” é muito mais do que uma atividade da rotina escolar e deve ser valorizada e bem desempenhada na educação infantil e podendo permanecer no ensino fundamental também.

Compartilhando experiências

Em minha sala de aula, com crianças de 3-4 anos, na primeira semana de aula, fiz com os alunos a divisão dos ajudantes e juntos relacionamos as atribuições diárias destes. Tenho dez alunos, então resolvi que seriam dois ajudantes por dia, fechando uma semana.

Para ser um facilitador para os alunos, relacionei a atividade do ajudante com o calendário da sala. Após a divisão dos ajudantes, estabelecemos cores para cada dia da semana e deste então seguimos esta rotina.

  • Segunda-feira: dia azul ou blue day – B.V. e B.M.
  • Terça-feira: dia amarelo ou yellow day – E.W. e M.S.
  • Quarta-feira: dia vermelho ou red day – G.C. e L.P.
  • Quinta-feira: dia verde ou green day – M.L. e P.M.
  • Sexta-feira: dia laranja ou orange day – S.D. e G.B.

Com isso, as crianças sabem o dia em que serão ajudantes (e aguardam com ansiedade pelo seu dia) e desenvolveram também a noção de tempo, dos dias da semana e acompanham a passagem do mês.

Consigo observar o quanto esta atividade aparentemente simples é importante para os meus alunos e contribuem para o desenvolvimento deles. Frequentemente as mães relatam a alegria e a satisfação de seus filhos quando são ajudantes da profe.

Com informações do site: http://educacaosemsegredos.com.br


Painel Ajudante do Dia em EVA

Painel Ajudante do Dia em Eva e Feltro com moldes para imprimir Painel Ajudante do Dia em Eva e Feltro com moldes para imprimir Painel Ajudante do Dia em Eva e Feltro com moldes para imprimir Painel Ajudante do Dia em Eva e Feltro com moldes para imprimir Painel Ajudante do Dia em Eva e Feltro com moldes para imprimir Painel Ajudante do Dia em Eva e Feltro com moldes para imprimir Painel Ajudante do Dia em Eva e Feltro com moldes para imprimir Painel Ajudante do Dia em Eva e Feltro com moldes para imprimir

Painel Ajudante do Dia em EVA: Moldes.