Caderno de elogios para os seus alunos

Caderno de elogios para os seus alunos, passo a passo em 7 etapas: Veja como valorizar a autoestima das crianças com elogios e palavras positivas.

Você conhece a professora Sandra Cristina da Silva Cassiano, do Centro de Educação Integrada de Maracajaú? Ela criou o Caderno de elogios com o objetivo de valorizar autoestima das crianças, e nesta postagem vamos compartilhar com vocês o passo a passo desta maravilhosa atividade, que pode ser realizada diariamente ou uma vez por semana, conforme a disponibilidade do professor.

Cada criança pode criar o seu caderno ou o educador pode montar um para a classe inteira. Todas as formas são bem-vindas e o que vale é valorizar a autoestima dos alunos por meio de elogios.

Caderno de elogios para os seus alunos, passo a passo:

Reúna os materiais necessários:

Caderno de elogios para os seus alunos

Para começar, tente reaproveitar materiais. Separe folhas de rascunho para montar um caderno. Escolha o tamanho desejado e corte os papeis de maneira organizada, de modo que todos os lados não utilizados estejam virados para cima. Prenda os papeis com o grampeador ou use um furador de papel para amarrar fitas.

Peça para os alunos decorarem o caderno: 
Caderno de elogios para os seus alunos
Estimule a criatividade dos alunos, pedindo que eles confeccionem uma capa personalizada. Ela pode ter colagens, tecidos ou até mesmo desenhos feitos pelas crianças.
Sugira que eles comecem o caderno com um autoelogio: 
Caderno de elogios para os seus alunos
Como primeira atividade, estimule que os alunos valorizem suas qualidades. Peça para eles escreverem elogios para si mesmos, tentando reconhecer o potencial que existe em cada um.

Oriente que elogiem outras pessoas: 

Caderno de elogios para os seus alunos

Em seguida, oriente os alunos a escreverem elogios para outras pessoas, que podem ser membros da família, funcionários da escola ou colegas de classe.

Use palavras positivas e frases afirmativas: 
Caderno de elogios para os seus alunos
Incorpore o trabalho com o caderno de elogios no dia a dia da sala de aula. Além de estimular que escrevam no caderno, tente sempre usar palavras positivas e frases afirmativas com os alunos.

Compartilhe o caderno de elogios com as famílias: 

Caderno de elogios para os seus alunos

A ação também pode extrapolar a sala de aula. Peça para as crianças levarem seus cadernos para casa e compartilharem seus elogios com os familiares. Na reunião de pais, também faça elogios sobre as crianças para os seus responsáveis.

Desenvolva outras atividades para reforçar o trabalho com elogios: 

Caderno de elogios para os seus alunos

Potencialize o trabalho de valorização da autoestima das crianças com outras ações. Você pode criar um mural para o correio da amizade, onde elas compartilham cartas e mensagens positivas com os colegas. Outra sugestão é elaborar um pote da gratidão para cada aluno escrever em pequenos papéis as suas conquistas ou celebrações pessoais.


Caderno de elogios para os seus alunos – Fotos do trabalho feito pela professora Sandra:

Caderno de elogios para os seus alunos

Com informações do site: Porvir