Datas Comemorativas, Natal, Projetos, Projetos Pedagógicos

Projeto Natal para Ensino Fundamental Inicial


Selecionamos nesta postagem uma dica de Projeto Natal para Ensino Fundamental Inicial no processo de alfabetização com duração aproximada de 3 aulas de 50 minutos (Pode variar conforme necessidade do professor).

Veja Também: Projeto de Natal para – 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental

Projeto Natal para Ensino Fundamental Inicial

Objetivos:

  • Ampliarem seus saberes linguísticos para o pleno exercício da cidadania, através da leitura e escrita de textos expositivos e de cartões sociais.
  • Informarem-se sobre o significado dos símbolos natalinos.
  • Estabelecerem relações sociais interpessoais com os colegas de classe.

PRÉ-REQUISITOS

Os alunos deverão estar alfabetizados e inseridos no processo de letramento.
Se eles ainda não souberem escrever um cartão social, será uma ótima oportunidade para ensinar-lhes.
Estratégias e recursos da aula

JUSTIFICATIVA

O trabalho com sequências didáticas, quando pautadas por temas prazerosos, coerentes com a realidade dos educandos, propicia aos mesmos uma aprendizagem ativa e globalizada e uma leitura dos textos socialmente veiculados, abrindo-lhes janelas para a participação plena do mundo letrado. Por outro lado, houve o despertar da escola para a necessidade de se ensinar sistematicamente os gêneros textuais nas aulas de Língua Portuguesa. Esse movimento se justifica plenamente, a partir da afirmativa de que “todo texto se organiza dentro de um gênero, sendo que o gênero abriga as intenções comunicativas que, por sua vez, geram os usos sociais.”

ATIVIDADES 1ª etapa

a) A professora promoverá uma reflexão crítica sobre o Natal e seu significado, os verdadeiros protagonistas dessa festa, o aspecto comercial que dominou o consciente coletivo .
b) Depois, questionará seus alunos sobre outros símbolos que também representam o Natal, deixando que eles exponham seus conhecimentos prévios e troquem informações.
c) Em seguida, distribuirá aos alunos um texto expositivo, contendo os principais símbolos natalinos e seus significados, solicitando-lhes que o leiam em silêncio.

Segundo a tradição católica, o presépio foi criado por São Francisco de Assis, no século XIII. Com a permissão do Papa, São Francisco montou um presépio de palha que representava o ambiente do nascimento de Jesus, com pessoas e animais reais e não bonecos. Neste cenário foi celebrada a missa de Natal e o sucesso foi tamanho que rapidamente se estendeu por toda a Itália.

Anjos cantores anunciam uma boa notícia: “Glória no mais alto dos céus e paz na terra aos homens de boa vontade”. Anjos foram os mensageiros que surgiram nos céus para confirmar o nascimento do filho de Deus. Pela melodia que cantam anunciam um novo tempo. As canções natalinas são cantadas até hoje nas vésperas de Natal.

Na ponta da árvore de Natal e, muitas vezes, sobre o presépio se coloca a Estrela de Belém. Simboliza a estrela que guiou os magos e sábios do Oriente até o lugar do nascimento do Menino Jesus. A Estrela possui quatro pontas e uma cauda luminosa, como um cometa.

Os Reis magos foram sábios que vieram do Oriente para visitar o Menino Jesus que hav ia acabado de nascer. Algumas lendas dizem que eles vieram da Pérsia e se chamavam: Baltazar, Belquior e Gaspar. Eles trouxeram ouro, incenso e mirra como presentes para o Menino Jesus.

A árvore nata lina é simbolizada por um pinheiro enfeitado de luzes e de bolinhas coloridas e, para os cristãos, ela reúne dois símbolos religiosos: a luz e a vida.
Uma a lenda conta que havia três árvores próximas aos presépios: uma oliveira, uma tamareira e um pinheirinho, que desejavam homenagear o recém-nascido. A oliveira ofereceu suas azeitonas, e a tamareira suas tâmaras, mas o pinheirinho não tinha nada a ofertar. Lá do alto, as estrela s desceram do céu e po usaram sobre os galhos do pinheirinho, oferecendo-se como presente.

Em muitos países, se faz com ramos de pinheiro um a coroa ou guirlanda com quatro velas para esperar a chegada do Menino Jesus. Cada vela tem um significado especial de acordo com o catolicismo.

Acender velas nos lembra que o Natal é a festa da luz, porque nasceu Jes us Cristo. Na chama da vela estão present es todas as forças da natureza. Para os cristãos, as velas simbolizam a fé, o amor e a vida.

As renas carregam sinos que anunciam o nascimento de Jesus. O sino lembra o tempo em que a igreja chamava os cristãos para as funções na igreja com seus toques que podiam ser alegres ou tristes.

d) Exploração oral do texto:

  • Dos símbolos apresentados, quais você já conhecia?
  • Quem pode explicar para todos nós o significado dos seguintes símbolos de Natal: sino, vela, guirlanda, árvore de Natal, Reis Magos, Estrela de Balém, canções natalinas e presépio? (Alunos diferentes farão as explicações).

e) Leitura oral: os alunos se apresentarão à frente da classe e farão uma leitura oral bem caprichada.

2ª etapa

a) A professora combinará com os alunos a confecção de cartões para os colegas. Estes serão criados primeiramente no rascunho e, depois de corrigidos pela professora, serão passados a limpo e ilustrados com os símbolos natalinos de sua preferência. Só não poderão ser usados como ilustração o papai Noel e a árvore de Natal, o que os levará a perceberem outras opções.
b) A escolha dos destinatários será definida por sorteio do tipo “amigo-oculto”, para que nenhum aluno tenha o dissabor de não ser contemplado com um cartãozinho.
c) Os cartões serão entregues em um evento solene, no qual o remetente descreverá seu destinatário para que todos descubram quem ele é.

3ª etapa

a) A professora repetirá o processo de escrita de cartões, oportunizando aos destinatários o agradecimento e a retribuição das mensagens recebidas. Esses poderão ficar decorando o mural da sala até o último dia de aula, causando expectativa nos alunos.

Projeto Natal para Ensino Fundamental Inicial em PDF

Não deixe de ver:

Avaliação

Durante a realização das atividades, a professora auxiliará seus alunos e observará se:

  • Compreenderam o texto informativo;
  • Leram com fluência à frente da classe;
  • Envolveram-se de maneira prazerosa nas atividades;
  • Tiveram uma atitude educada na troca de cartões, mesmo quando o seu interlocutor não era alguém do seu ciclo de amizades;
  • Fez um trabalho criativo.
  • Escreveu bem o gênero “cartões sociais”.

Projeto Natal para Ensino Fundamental Inicial em PDF

Sempre pensando em facilitar para vocês, resolvemos disponibilizar o “Projeto Natal para Ensino Fundamental Inicial – Um texto e dois gêneros” mostrado acima em PDF. Confira o link para download:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *