Artigos Educacionais, Crianças, Dicas, Pais e Filhos

O tédio estimula a imaginação das crianças


O tédio estimula a imaginação das crianças: Descubra por que o tédio é uma boa opção.

O tédio estimula a imaginação das crianças

O tédio não é ruim, pelo contrário, nos permite conectar-se à nossa essência e até aumentar a criatividade e a imaginação. Portanto, muitos psicólogos e educadores estão preocupados com o pouco tempo livre que as crianças têm hoje em dia, e o fato de que eles estão sempre ocupados fazendo lição de casa, com atividades extracurriculares ou com tecnologia. Neste ambiente perfeitamente estruturado, as crianças não têm a oportunidade de se aborrecer, o que pode ser prejudicial ao seu desenvolvimento.

Confira: O frasco do Tédio.

O estudo que revelou a conexão entre tédio e criatividade

Um estudo publicado no Creativity Research Journal encontrou uma ligação muito interessante entre o tédio e a criatividade. Um grupo de psicólogos da Universidade de Lancashire Central escolheu uma tarefa muito aborrecida: ler um guia de número de telefone por 15 minutos. Em seguida, os participantes passaram por uma série de testes em que sua criatividade foi avaliada.

Os pesquisadores descobriram que as pessoas que estavam aborrecidas antes de iniciar o teste, não só forneceram mais respostas, mas eram mais criativas. Esses psicólogos estão convencidos de que o tédio não é algo negativo que devemos fugir a todo custo, pelo contrário, é uma oportunidade para incentivar a criatividade.

No caso das crianças, o tédio é ainda mais importante, pois permite capacitar o mecanismo de inibição. É verdade que, no início, as crianças podem sentir algum desconforto quando se sentem aborrecidas, mas é um sentimento transitório que, a longo prazo, favorece a motivação, a autonomia e a resistência à frustração.

Certifique-se de que seus filhos tenham tempo livre não estruturado

Nos últimos tempos, especialmente como resultado da aparição e disseminação de jogos tecnológicos, as crianças abandonaram os jogos não estruturados. No entanto, é precisamente este tipo de jogo que estimula a maior criatividade, uma vez que não existe um padrão rígido a seguir, mas é necessário recorrer à fantasia e improvisar.

Do mesmo jeito, as crianças precisam ter tempo livre, não está perfeitamente estruturado, um tempo com o qual eles podem fazer o que querem, até se aborrecer. Na verdade, muitos pais se sentem culpados quando seus filhos se queixam porque estão entediados, sem ter consciência de que o tédio não é ruim, mas sim uma oportunidade para que as crianças se conectem com sua essência e explorem novos universos.

Uma criança que tem todo o dia cheio de atividades perfeitamente estruturadas e quando joga segue padrões e regras fixas, não terá a oportunidade de desenvolver criatividade e imaginação, duas habilidades que atualmente são essenciais para ter sucesso no campo profissional.

O que você faz quando seus filhos lhe dizem que ficam entediados?

Quando as crianças têm tempo livre, podem ficar aborrecidas e se voltarem para seus pais para idéias. É conveniente que você preste atenção, pelo menos por alguns minutos. Explique que o tédio não é negativo e que você pode tirar proveito disso para inventar um novo jogo ou fazer algo diferente.

Você também pode sugerir algumas idéias, mas certifique-se de que é a criança que escolhe o que ele quer fazer, não imponha nada nele, pois é sobre seu tempo livre, e o mais importante é que ele aprende a gerenciá-lo. Na verdade, um dos maiores desafios para os adultos é saber como gerenciar seu tempo.

A ideia é que você preste atenção ao seu filho e mostre-lhe que ele pode vir até você quando ele precisa, mas você não deve se preocupar em distraí-lo, isso deve ser alcançado sozinho. Lembre-se de que as crianças também precisam de tempo para não fazer nada, curtir suas fantasias, devaneios, observar o mundo ou simplesmente assimilar experiências.


O tédio estimula a imaginação das crianças – Benefícios do Tédio Infantil

O tédio estimula a imaginação das crianças - Benefícios do Tédio Infantil
O tédio estimula a imaginação das crianças – Benefícios do Tédio Infantil

Se gostou da postagem “O tédio estimula a imaginação das crianças – Benefícios do Tédio Infantil”, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta: @SÓ ESCOLA no Facebook.



2 Comments

  1. Olá,
    Muito bom!
    As crianças e adolescentes de hoje não gostam muito de pensar, acho que um pouco é culpa dos adultos que tentam dar tudo pronto.

  2. Adorei o artigo e concordo que o tédio se faz necessário. Meu filho de 9 anos volta e meia reclama, quando não está entretido com algum game, que está entediado. E a minha resposta neste momento é assim: que ótimo, vamos colocar o cérebro para se exercitar, entrar no modo analógico é necessário. Ele entra no clima e quando vejo está lá se divertindo sem se dar conta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *