Quais são os melhores sistemas educacionais do mundo?

Quais são os melhores sistemas educacionais do mundo? Um bom sistema educacional é a base de uma sociedade justa que olha para o futuro e está comprometida com o desenvolvimento. 

Também é essencial para as crianças apropriarem-se das ferramentas de que precisam para enfrentar o mundo. O psiquiatra norte-americano Karl. Menninger resume o valor da educação magistralmente em uma frase ” O que é dado às crianças, as crianças retornarão para a sociedade “.

Portanto, não é em vão perguntar quais são os melhores sistemas educacionais do mundo.

A resposta vem do conhecido Relatório do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Relatório PISA), que analisa o desempenho de estudantes de diferentes países a cada três anos com o objetivo de realizar uma avaliação internacional. Esses testes são realizados pela Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico e são tomados como um indicador da qualidade do sistema educacional.

Quais são os melhores sistemas educacionais do mundo?

Assim, tem sido apreciado que a educação asiática é aquela que leva as palmeiras. As primeiras posições em conhecimento, memorização e resolução de problemas práticos são realizadas por estudantes de:

  • Coréia do Sul – 554 pontos
  • Japão – 536 pontos
  • Suíça – 531 pontos
  • Holanda – 523 pontos
  • Estônia – 521 pontos
  • Finlândia – 519 pontos

Confira ainda: Ranking de qualidade da educação coloca Brasil em penúltimo lugar

Qual o segredo do sucesso asiático?

A fórmula do sucesso asiático é composta por diferentes elementos, incluindo longas sessões de estudo. Em uma visita a do instituto público Jincai de Xangai , um dos que participaram nestes testes e tem obtido excelentes resultados, tem sido visto que muitas crianças são admitidas para a escola e passar praticamente todo o dia estudando.

As aulas começam às 8 e durante a manhã têm cinco assuntos, mais meia hora de exercício físico. Após o almoço, as aulas são retomadas, 25 minutos de exercícios e outros de relaxamento são inseridos. À noite, depois do jantar, há horas de estudo até as 9 da noite. E aos sábados existem aulas de reforço. Também estão incluídas aulas de xadrez, música ou desenho.

No entanto, os professores asiáticos acreditam que a chave do sucesso reside na disciplina e no fato de que a educação é mais rígida do que no Ocidente. Nas aulas, o trabalho em equipe também é fortalecido e uma importância especial é dada à perseverança. Além disso, eles se preocupam em fornecer orientações práticas para todos os assuntos, para torná-los mais fáceis e mais motivadores para o aluno.

Na verdade, em países como Cingapura, as escolas aplicam o que é conhecido como “exercícios na rua”, o que não é mais do que levar o conhecimento da escola à vida prática. É por isso que eles estão sendo questionados, por exemplo, para projetar seu próprio plano de aposentadoria levando em consideração diferentes tipos de interesse. Como resultado, os alunos são capazes de resolver problemas mais complexos e práticos.

Qual é a fórmula aplicada pelos outros países que possuem bons sistemas educacionais?

Na Finlândia, por exemplo, eles acreditam que o segredo do sucesso reside na colaboração estabelecida entre a escola, a família, as forças políticas e a sociedade. Neste país, a educação pública é gratuita e garante uma excelente qualidade, surpreendentemente, eles também podem se orgulhar de ser o país com o menor horário curricular do mundo. No entanto, na Finlândia colocam especial ênfase na seleção de professores e na motivação dos alunos.

No caso da Estônia, a chave reside num sistema educacional que se adaptou aos novos tempos. As escolas deste país estão hiper conectadas e fornecem um ambiente virtual comum que os alunos usam para fazer sua lição de casa. Na verdade, não podemos esquecer que na Estônia as crianças aprendem programação a partir dos 6 anos de idade.

Não deixe de ver: Brasileiros lideram ranking de indisciplina em sala de aula.


Quais são os melhores sistemas educacionais do mundo?

O que achou da postagem? Se gostou não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais. Conheça nossa página no Facebook: @SÓESCOLA.