Plano de Aula Proclamação da República Ensino Médio.

Confira nesta postagem um excelente Plano de Aula Proclamação da República Ensino Médio.

Dia da Proclamação da República do Brasil é comemorado anualmente em 15 de novembro e é considerado um feriado nacional.

A Proclamação da República do Brasil foi decretada em 15 de novembro de 1889, sendo este o momento em que o regime republicano foi instalado no país, derrubando a monarquia constitucional parlamentarista do Império e acabando com a soberania de Dom Pedro II, imperador do Brasil naquele tempo.

Veja Também:

Plano de Aula Proclamação da República Ensino Médio e EJA.

Confira nesta postagem este excelente Plano de Aula Proclamação da República Ensino Médio, da 2ª Serie.

Trabalhando: Linguagem escrita: leitura e produção de textos e Relações de poder e conflitos sociais

Disciplinas: História e Língua Portuguesa

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer o fato histórico que marcou o fim da monarquia e o inicio da República, avaliando a participação popular.
  • Compreender a proclamação da República como um golpe desencadeado por forças militares sem grande resistência monarquista.
  • Analisar criticamente alguns fatos históricos.
  • Retirar informações importantes e relevantes de um texto.
  • Desenvolver habilidades de respeito à opinião do colega.
  • Problematizar fatos históricos, interessando-se pela busca de explicações e pela ampliação de sua visão de mundo.

Duração das atividades

03 horas/aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • O aluno precisa ter um conhecimento da história do Brasil Imperial.
  • Saber ler e escrever.
  • Conhecimentos básicos dos gêneros: música, poema, notícia, carta.

Estratégias e recursos da aula

  • Leitura de texto
  • Interpretação de texto
  • Discussão
  • Trabalho de Grupo
  • Debate
  • Produção de texto
  • Trabalho em duplas

1ª atividade:  

a) O professor solicita que os alunos observem e analisem a imagem acima. Nesse momento não se faz nenhum comentário ou socialização.

b) Em seguida, o professor coloca  no quadro as palavras:

MONARQUIA – DEMOCRACIA-  REPÚBLICA e solicita que os alunos, a partir delas e da imagem,  escrevam,  em seus cadernos,  o que sabem sobre essas palavras. Nesse momento, o professor apenas ouve e não faz nenhum comentário.

c) Após a socialização da atividade acima, o professor entrega o texto abaixo, sinalizando que é uma parte da notícia publicada no jornal Gazeta da Tarde do dia 15 de novembro de 1889 e solicitando que a turma faça a leitura do mesmo.

“A partir de hoje, 15 de novembro de 1889, o Brasil entra em nova fase, pois pode-se considerar finda a Monarquia, passando a regime francamente democrático com todas as consequências da Liberdade. Foi o exército quem operou esta magna transformação; assim como a de 7 de abril de 31 ele firmou a Monarquia constitucional acabando com o despotismo do Primeiro Imperador, hoje proclamou, no meio da maior tranqüilidade e com solenidade realmente imponente, que queria outra forma de governo. Assim desaparece a única Monarquia que existia na América e, fazendo votos para que o novo regime encaminhe a nossa pátria a seus grandes destinos, esperamos que os vencedores saberão legitimar a posse do poder com o selo da moderação, benignidade e justiça, impedindo qualquer violência contra os vencidos e mostrando que a força bem se concilia com a moderação. Viva o Brasil! Viva a Democracia! Viva a Liberdade!”  Completo Aqui.

d) Logo após, o professor propõe uma discussão a partir das questões:

  1. Há quantos anos foi redigida esta notícia?
  2. Seria o redator da notícia um monarquista ou um republicano? Justifique sua resposta identificando a parte do texto que comprova sua opinião.
  3. O que foi, na história do Brasil, o dia 15 de novembro de 1889?
  4. Que novo regime foi instalado no país nessa data?
  5. De acordo com o texto, o que se esperava desse novo regime de governo?
  6. O que era esperado desse novo regime se efetivou em nosso país? Justifique sua resposta.

2ª atividade: 

 a) Ainda para um trabalho com a notícia, organize a turma em duplas. Proponha que a dupla, com base no texto, faça  uma discussão e o registro escrito das questões:

  1. Por que foi o exército o responsável pela proclamação  dessa nova forma de governo?
  2. Como se deu essa troca de governo? Com uso de armas? De maneira pacifica?
  3. À luz dos dias de hoje, o  novo regime implantado em 15 de novembro de 1889 resolveu o problema do povo brasileiro? Justifique sua resposta.
  4. Como estaria hoje o Brasil se ainda seu regime de governo fosse a monarquia?
  5. Como a dupla enxerga a participação das camadas populares nesse episódio?
  6. Foi possível perceber mudanças na passagem do regime monárquico para o republicano naquele momento da história? Se sua resposta foi positiva, identifique quais foram elas.
  7. Qual o significado nesse momento da história do Brasil as excçamações: Viva o Brasil! Viva a Democracia! Viva a Liberdade!”

b) O professor propõe a socialização das respostas e faz os comentários necessários.

c) Em seguida, e com a turma ainda em duplas, o professor propõe que cada uma elabore duas perguntas que gostariam de saber sobre  a queda da monarquia e implantação da república no Brasil.   O professor propõe a socialização das perguntas elaboradas pelas duplas, copiando-as em uma folha de papel manilha e deixando-as expostas na sala.

d) O professor propõe a socialização das perguntas elaboradas pelas duplas, copiando-as em uma folha de papel manilha e deixando-as expostas na sala.

3ª atividade: 

a) A turma será levada para a sala de informática e organizada em 05 grupos. Cada grupo receberá um tema de acordo com a distribuição abaixo:

1º grupo: O papel do exército no processo da implantação da república.

2º grupo: O clima político reinante no Brasil durante a queda da monarquia.

3º grupo: A participação das camadas populares no processo.

4º grupo: Regime de governo predominante na América no momento da instalação da república no Brasil.

5º grupo: O papel das classes dominantes na mudança de regime de governo

b) A tarefa do grupo é buscar informações sobre o tema a ele atribuído de forma a  esclarecer e enriquecer cada um deles. Essas informações serão repassadas para o restante da turma e para isso, a equipe pode fazer de uma forma bem criativa, como por exemplo, através de uma música, um poema, uma notícia, uma carta…   O professor propõe a socialização das produções fazendo os comentários necessários.

4ª atividade:

a) O professor propõe a retomada das anotações realizadas pelos alunos na 1ª atividade da aula e propõe que, após o trabalho realizado, façam a reescrita do texto que eles escreveram acrescentando as informações novas obtidas com esse estudo.

b) O professor socializa as novas anotações e faz os comentários necessários.

c) O professor retoma as perguntas elaboradas por eles na 2ª atividade da aula, propondo, que à luz dos conhecimentos obtidos a partir das pesquisas, as mesmas sejam respondidas.

OBS: Caso alguma pergunta tenha ficado sem resposta, o professor pode propor que a turma busque informações para trazer para os colegas.

5ª atividade:

a) O professor organiza os alunos em círculo com o objetivo de abrir um debate sobre a participação popular na proclamação da República, tendo como base o trabalho desenvolvido nessa aula.

b) Para iniciar o debate, o professor escreve no quadro a seguinte afirmativa: “Apesar dos acenos para uma democratização do poder, a Proclamação da República foi um fato histórico que teve uma pouquíssima participação popular, sendo que,  na maior parte das vezes, o povo era  apenas citado nos discursos da nova oligarquia que chegava ao poder”.   Enquanto os alunos vão se manifestando, o professor vai realizando intervenções para instigar os alunos a pensarem sobre o assunto e fazendo os comentários necessários.

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas de leitura e discussão dos textos, a apresentação dos resultados das pesquisas, o debate, as perguntas elaboradas,  somadas às  intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.


Plano de Aula Proclamação da República Ensino Médio em PDF.

Sempre pensando em facilitar para vocês, resolvemos disponibilizar o Plano de Aula Proclamação da República Ensino Médio, mostrado acima em PDF. Para ter acesso gratuito é muito fácil e simples, confira o link a seguir e baixe: