O que é um Texto Dissertativo?

O que é um Texto Dissertativo: Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto. Em princípio, o texto dissertativo não está preocupado com a persuasão e sim, com a transmissão de conhecimento, sendo, portanto, um texto informativo.

Os textos argumentativos, ao contrário, têm por finalidade principal persuadir o leitor sobre o ponto de vista do autor a respeito do assunto. Quando o texto, além de explicar, também persuade o interlocutor e modifica seu comportamento, temos um texto dissertativo-argumentativo.

Veja ainda: Como fazer uma redação

O que é um Texto Dissertativo?

  • Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. Em princípio, o texto dissertativo não está preocupado com a persuasão e sim, com a transmissão de conhecimento, sendo, portanto, um texto informativo.
  • Os textos argumentativos, ao contrário, têm por finalidade principal persuadir o leitor sobre o ponto de vista do autor a respeito do assunto.
  • Argumentar é convencer ou tentar convencer alguém a respeito da veracidades ideias que estamos expondo.

Características do texto dissertativo:

a) Clareza
b) Coerência
c) Objetividade
d) Unidade
e) Linguagem formal
f) Concatenação de ideias

Partes de um texto dissertativo:

a) Introdução
b) Desenvolvimento
c) Conclusão

Introdução:

  • A palavra INTRODUÇÃO tem origem latina: Intro (dentro) ducere (conduzir).
  • Então, a finalidade ao se produzir um texto é conduzir o leitor para dentro dele e, para conseguir esse intento, deve-se atrair, seduzir…
  • “A introdução é o espaço onde se anuncia, se coloca, se promete, se desperta… Introduzir é convidar.” (Edvaldo Boaventura)

Desenvolvimento:

  • É a segunda parte de uma redação e representa o corpo do texto. Aqui serão desenvolvidas as ideias propostas na introdução.

É o momento em que:

a) apresentam-se as informações que se tem sobre o assunto;

b) defende-se o ponto de vista acerca do tema proposto.

  • Deve-se tomar o cuidado para não deixar de abordar nenhum item proposto na introdução.
  • Pode estar dividido em 2 ou 3 parágrafos e corresponde a umas 20 linhas, aproximadamente. A abordagem depende da técnica definida na introdução:

a) três argumentos (tópico frasal – ideia central do parágrafo);

b) causas e consequências;

c) prós e contras.

Conclusão:

Parte final do texto:

a) em que se condensa o conteúdo desenvolvido,

b) reafirma-se o posicionamento exposto na tese;

c) lança-se perspectiva (visão) sobre o assunto.

  • Representa o fecho do texto e vai gerar a impressão final do avaliador. Deve conter, assim como a introdução, em torno de 5 linhas.
  • Um meio adequado de bem concluir é aquele em que sintetizamos o assunto nos termos em que foi proposto ou questionado na etapa introdutória.
  • Pode-se fazer uma reafirmação do tema e dar-lhe um fecho ou apresentar possíveis soluções para o problema apresentado.

O que é um Texto Dissertativo?

Curta nossa página no Facebook: @SÓESCOLA.