O que as crianças podem aprender sobre o Natal?

O que as crianças podem aprender sobre o Natal? Para a maioria das pessoas, o Natal é sinônimo de celebração, planos familiares e presentes para crianças. 

No entanto, muitos ignoram que esta temporada também é perfeita para inculcar bons valores para as crianças, valores que lhes permitem crescer e fortalecer sua identidade e longe do consumismo que às vezes se apropria dessas datas e que distorce a verdadeira essência de a mesma. Como alcançá-lo? O que podemos ensinar às crianças no Natal?

O que as crianças podem aprender sobre o Natal?

O que podemos ensinar às crianças no Natal?

Sinta-se grato

A maioria das crianças espera que todos os presentes que pediram aos Magi ou Papai Noel aparecerem sob a árvore de Natal. No entanto, alguns não se sentem satisfeitos, nem porque não gostavam dos presentes, nem porque não receberam o que esperavam. Para evitar esse tipo de situação, é importante que os pais ensinem seus filhos a se sentir agradecidos por estarem juntos. No Natal, o mais importante não é o presente, mas a oportunidade de estar com a família e divertir-se. Portanto, é aconselhável que, em vez de se concentrar em presentes, priorize os planos familiares.

Compartilhe com outros

As cartas aos Magos de algumas crianças geralmente estão cheias de pedidos de presentes. Na verdade, alguns são mais como uma lista de brinquedos. No entanto, você pode incentivá-lo a pensar sobre outras pessoas e até mesmo escolher alguns dos brinquedos que ele não usa mais e que estão em boas condições para doar. É importante que as crianças compreendam que o Natal não é apenas tempo para receber, mas também, e acima de tudo, dar e compartilhar com aqueles que têm menos.

Seja criativo

Em vez de comprar enfeites clássicos de Natal e cartões de saudação , você pode aproveitar esta época do ano em que todos nós temos mais tempo para fazer artesanato com crianças. Desta forma, você não só estará gastando tempo de qualidade com seu filho, mas também estará ensinando-lhe o valor das coisas e até mesmo estimular sua fantasia e criatividade.

Reciclar

O Natal é um período em que o consumo e, conseqüentemente, o desperdício aumenta dramaticamente. Na verdade, você sabia que cada espanhol produz 75% mais lixo durante a temporada de Natal? Portanto, é um excelente momento para enfatizar a importância da reciclagem. Coletar os papéis e caixas dos brinquedos e levá-los para o recipiente de papelão. Você também pode reutilizar muitos objetos cotidianos, como rolos de papel , para fazer artesanato e decorações de Natal. Você só precisa explodir a fantasia.

Veja Ainda:

Reconheça o esforço

As crianças mais velhas estão plenamente conscientes de que o Papai Noel e os Magos não existem. Portanto, se seu filho já sabe que você é aquele que compra os presentes, é conveniente que você também explique o esforço que está por trás de cada um.

O que as crianças podem aprender sobre o Natal? Bons Valores no Natal.

Desta forma, a criança não só irá valorizar cada presente mais, mas também entenderá que, para conseguir qualquer coisa, é necessário lutar.

Faça um balanço da consciência

O final do ano é uma excelente desculpa para que as crianças olhem para trás e avaliem seu comportamento. Não se trata de repreendê-los, mas de motivá-los a fazer um exercício de consciência. A ideia é que a criança é capaz de detectar seus principais erros e se comprometer a mudar durante o novo ano. Desta forma, você ensina a ser crítico de si mesmo e a assumir a responsabilidade por suas ações. Na verdade, você pode transformar essa atividade em um jogo familiar em que cada membro reconhece seus erros e compromete-se a mudar algo que eles não gostam de si mesmos.


O que as crianças podem aprender sobre o Natal?

Fonte do site ETAPA INFANTIL – Traduzido por – SÓ ESCOLA.