Brinquedos apropriados para cada idade

Brinquedos apropriados para cada idade: Saiba como escolher brinquedos adequados à idade e às habilidades da criança.

As crianças aprendem jogando, é a maneira mais divertida e natural de conhecer seu meio ambiente. Portanto, os brinquedos desempenham um papel importante ao longo de seu desenvolvimento, eles adicionam magia e emoção ao aprendizado. No entanto, qualquer brinquedo não é válido, é imperativo que eles sejam adequados à idade e às habilidades da criança, bem como suas preferências.

Veja Ainda: Brinquedos não estruturados estimulam a imaginação dos pequenos.

Se o brinquedo não atender a esses requisitos básicos, a criança não saberá como usá-los e se aborrecerá para que eles sejam deixados esquecidos em um canto.

Brinquedos apropriados para cada idade: Para um bebê

Geralmente, o bebê de 0 a 12 meses está interessado em tudo o que acontece ao seu redor, embora ele preste atenção especial às cores, sons e movimentos. Portanto, é apropriado escolher brinquedos simples, mas impressionantes, como celulares para o berço, bonecas de borracha ou de pano, grandes anéis que podem agarrar e morder, chocalhos coloridos brilhantes, brinquedos musicais e blocos de cores suaves.

Tenha sempre em mente que os bebês tendem a levar todos os objetos à boca, de modo que os brinquedos devem ser seguros, não devem conter materiais tóxicos e devem ser compostos por um único bloco, de modo que não haja risco de sufocar porque uma de suas peças foi quebrada.

Brinquedos apropriados para cada idade: Para o primeiro ano de vida

A partir do primeiro ano, a maioria das crianças já é capaz de andar e adorar explorar seus arredores. Portanto, os brinquedos de arrastar serão um dos mais apreciados nesta fase. Esses brinquedos são perfeitos porque estimulam caminhar, orientação espacial e coordenação ao caminhar. Os veículos não motorizados também são recomendados, uma vez que a criança pode sentar-se sobre eles e empurrar para a frente com os pés, o que fortalece os músculos das pernas.

Nesta idade, você também pode introduzir brinquedos de manipulação e construção, como encaixes e cubos, embora você deve certificar-se de que suas peças são grandes o suficiente. Peluches interativos, como aqueles que falam, cantam ou dançam, também são recomendados. Além disso, você pode comprar os primeiros brinquedos com botões, como pianos ou telefones.

Brinquedos apropriados para cada idade: para a criança de 2-3 anos

Após 2 anos, a criança é capaz de tomar decisões por si mesmo e expressar seus desejos. Portanto, agora você pode dizer-lhe quais brinquedos você prefere. Tenha em mente sua opinião, afinal, ele será aquele que gosta de brinquedos. Nesta fase, há também uma mudança significativa no nível cognitivo: a criança é capaz de se concentrar no jogo por mais tempo, o que abre uma ampla gama de oportunidades.

Além dos encaixes, que agora podem ter até 10 peças, você pode inserir as tintas de giz e dedos. Baterias, tambores e maracas também podem chegar. Os jogos de representação começarão a gostar de você, então é a vez de fazendas de animais e jogos de tabuleiro simples.

Brinquedos apropriados para cada idade: para a criança de 3-7 anos

Após 3 anos, a criança já pode correr e pular, além de se comunicar e entender as regras. Portanto, seu universo de jogos se expande consideravelmente. Você pode comprar jogos de montagem e raciocínio, como enigmas, dominó, patches e modelos.

No entanto, você também adorará imitar os adultos para que os conjuntos de médicos, enfermeiros, professores, mecânicos e policiais gostem muito. Não se esqueça de que, nessa idade, eles também gostem de jogos ao ar livre, então você deve comprar brinquedos que incentivem essas atividades, além de estimular o desenvolvimento motor e a interação com outras crianças.


Brinquedos apropriados para cada idade

Fonte do site ETAPA INFANTIL – Traduzido por – SÓ ESCOLA.