Brincadeira Africana Pega Pega

Brincadeira Africana Pega Pega: A diversidade cultural do Brasil está fortemente ligada à cultura africana e foram transmitidas crenças, costumes e religiões. Com as crianças, não foi diferente.

Veja Ainda:

Conheça a brincadeira Brincadeira Africana Pega Pega ou Picula:

Brincadeira Africana Pega Pega ou Picula

Esse jogo é chamado na Bahia com um nome em Iorubá-Picula. Grupo escolhe quem vai ser o pegador, os participantes correm livremente enquanto o pagador tenta pegá-lo.

Brincadeira Africana Pega Pega ou Picula para fazer com as crianças

Quando isso acontece, quem foi pego é o próximo pegador.

Brincadeira Africana Pega Pega ou Picula

Tipos de pega-pega

Pega-vela
Quando o pegador toca no perseguido este deve ficar parado com a mão igual de um louva-deus até que outras pessoas o soprem para ser libertado.

Pega-gelo
Quando o pegador toca no perseguido este deve ficar paralisado. A brincadeira acaba quando todos ficam paralisados. Geralmente a área da brincadeira é limitada, como um quintal de uma casa ou quadra.

Pega-grupo
Quando o pegador toca em um perseguido este também se torna um perseguidor e passa a correr atrás dos demais. Vence o último que sobrar.

Pega-corrente
Quando o pegador toca em um perseguido este forma uma corrente que pega os outros jogadores.

Pega-pega americano
Quando o pegador pega o que foge ele tem que parar no lugar e abrir as pernas até que outro que também foge passar por baixo dele, quando uns dos que fogem é pego 3 vezes é a vez dele ser o pegador.

Pega-pega salvador
Haverá duas crianças com a bola e dois pegadores, quando o pegador estiver pegando a criança o salvador (que é a criança que está com a bola) deve jogar para quem esta quase sendo pego e ao pegar a bola o pegador nao pode mais pegalo porque a bola é tipo um pique, 3 vezes essa pessoa será o pegador

Pega-pega Niterói (RJ)
Esta brincadeira também é conhecida como Pique-Tá ou Pique-Pega.

Pique-cola Niterói (RJ) 
Uma criança será responsável por colar todas as outras. Quando alguém é pego, tem que ficar paralisado no lugar em que foi colado e a que está com o pique continuará tentando alcançar as demais. Enquanto tenta realizar esse objetivo, a criança que está colando, precisa estar atenta para que as já alcançadas não sejam descoladas pelas outras crianças que ainda não foram. A última a ser colada ficará com o pique.


Curta nossa página no Facebook: @SÓESCOLA