Atividades identidade e autonomia

Selecionamos nesta postagem sugestões de Atividades identidade e autonomia, para trabalhar com alunos das series iniciais.

Identidade

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, identidade remete à ideia de distinção. Diz o documento: “é uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modos de agir, de pensar e da história pessoal”.

Construir a identidade implica conhecer os próprios gostos e preferências e dominar habilidades e limites, sempre levando em conta a cultura, a sociedade, o ambiente e as pessoas com quem se convive. Esse autoconhecimento começa no início da vida e segue até o seu fim, mas é fundamental que alguns conhecimentos sejam adquiridos ainda na creche.

Assim que nasce, o bebê permanece um bom tempo em fusão com a mãe. Isso significa que ele ainda não é capaz de reconhecer os próprios limites e os limites do outro. Por isso, o desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida está intimamente ligado a experiências de frustração – no jargão freudiano – pelas quais terá de passar para compreender-se como um ser único em meio a outros seres igualmente singulares, ou seja, um ser com identidade própria.

O cerne da construção da identidade está nas pessoas com as quais a criança estabelece vínculos. A família é o primeiro canal de socialização. Em seguida, e tão importante quanto, está a escola.

Autonomia

A autonomia, segundo o mesmo referencial curricular é “a capacidade de se conduzir e de tomar decisões por si próprio, levando em conta regras, valores, a perspectiva pessoal, bem como a perspectiva do outro”. Mais do que autocuidado – saber vestir-se, alimentar-se, escovar os dentes ou calçar os sapatos -, ter autonomia significa ter vontade própria e ser competente para atuar no mundo em que vive. É na creche que a criança conquista suas primeiras aprendizagens – adquire a linguagem, aprende a andar, forma o pensamento simbólico e se torna um ser sociável.

Atividades identidade e autonomia – Para imprimir.

Atividades identidade e autonomia - Atividades Educativas para imprimir. Atividades identidade e autonomia - Atividades Educativas para imprimir. Atividades identidade e autonomia - Atividades Educativas para imprimir. Atividades identidade e autonomia - Atividades Educativas para imprimir.

Curta nossa página no Facebook @SOESCOLA.

Atividades identidade e autonomia - Atividades Educativas para imprimir.

Atividades identidade e autonomia em PDF.

Sempre pensando em você educador e em maneiras de facilitar, resolvemos disponibilizar as Atividades identidade e autonomia em PDF. Para ter acesso é muito simples, confira o link a seguir e baixe: