Tarefas que as crianças podem ajudar na cozinha

Tarefas que as crianças podem ajudar na cozinha: A maioria das crianças gostam de passar o tempo na cozinha com seus pais, quer ajudá-los a cozinhar ou preparar seus próprios pratos

É um hobby que os diverte muito e, ao mesmo tempo, torna-se uma oportunidade perfeita para passar um tempo de qualidade com a família. No entanto, estes não são os únicos benefícios das crianças que gastam tempo na cozinha.

Veja mais sobre as vantagens de envolver crianças em tarefas culinárias.

Tarefas que as crianças podem ajudar na cozinha.

  1. Prepare os ingredientes. Descartar o alho, separar as uvas do cacho, remover as sementes da pimenta ou colocar o óleo na panela são tarefas simples que as crianças podem fazer. Isso irá poupar-lhe um valioso tempo e eles terão prazer em ter dado uma mão.
  2. Ditar a receita. Se seus filhos já sabem ler, você pode pedir-lhes que o guiem passo a passo na receita que você vai preparar. Um excelente exercício para treinar a articulação das palavras e da leitura, permitindo-lhes ter um tempo divertido com a família.
  3. Salve a compra semanal. Organizar a compra da semana com a ajuda de seus filhos pode ser muito divertido, é também outra oportunidade de passar o tempo juntos. Você também pode aproveitar a ocasião para ensinar-lhes os nomes e benefícios de alguns alimentos.
  4. Pesar ou medir ingredientes. Uma tarefa segura que as crianças podem fazer na cozinha é medir ou pesar os ingredientes das receitas. É uma maneira diferente de aprender algumas noções de matemática, como adicionar ou subtrair, além de fazê-las sentir-se importantes.
  5. Organize os ingredientes. Se há algo que as crianças adoram, é sentir que são parte das tarefas domésticas, então eles estarão dispostos a encontrar e organizar os ingredientes que você vai usar para cozinhar. Para motivá-los ainda mais você pode pedir-lhes para organizá-los por cores, tamanhos ou formas.
  6. Vestir as saladas. Temperar as saladas é muito simples, um pouco de óleo, um pingo de vinagre e uma pitada de sal. É uma tarefa que as crianças vão adorar e que as motivará a experimentar mais tarde com outras preparações e receitas mais complexas.
  7. Lave frutas e vegetais. É uma atividade segura e divertida para as crianças, embora você provavelmente tenha que secar o chão da cozinha quando terminarem. Enquanto eles estão fazendo, você pode ensinar-lhes as cores, os nomes das frutas e vegetais, bem como suas propriedades.
  8. Por a mesa. Cerca de 3 ou 4 anos, quando as crianças já podem caminhar, são capazes de manter o equilíbrio e ter uma boa coordenação mão-olho pode ajudá-lo a definir a mesa. Esta tarefa traz-lhes muitos benefícios do ponto de vista do motor, ao mesmo tempo que os faz sentir que eles colaboram no lar.
  9. Recolhe a mesa. O fato de as crianças pegar a mesa e trazer seus talheres, copos e pratos para lavar economiza tempo e trabalho. Além disso, isso os faz sentir úteis, ao mesmo tempo que promove um senso de trabalho em equipe e estimula o desenvolvimento motor.
  10. Prepare uma receita. Esta é uma das tarefas que as crianças gostam mais: preparar seu próprio prato. Neste caso, você terá que assumir o papel de assistente, especialmente quando estiver usando aparelhos. No entanto, é uma excelente maneira de estimular sua criatividade.

Tarefas que as crianças podem ajudar na cozinha – Para Imprimir.

Tarefas que as crianças podem ajudar na cozinha.
Tarefas que as crianças podem ajudar na cozinha

Tarefas que as crianças podem ajudar na cozinha

Com Informações do site ETAPA INFANTIL – Traduzido por – SÓ ESCOLA.