Raiva nas crianças: como evitar que elas atinjam raiva reativa

Raiva nas crianças: como evitar? Quando as crianças se irritam com os pais, é um desafio que devemos enfrentar. Como pais, não somos perfeitos, mas devemos sempre tentar ser os pais mais amorosos … Então, por que as crianças se comportam assim quando estão bravas?

Confira também: Uma geração que confunde desejos com direitos – Por Mario Sergio Cortella

Por causa da frustração na maioria das vezes. Muitos pais enviam sua criança irritada para o quarto para se acalmarem (e para se acalmarem) porque ninguém pode raciocinar quando estão muito irritados.

Raiva nas crianças: como evitar que elas atinjam raiva reativa

Em tempos de grande raiva, não é apropriado ensinar lições ou pedir desculpas. As crianças precisam se acalmar e os pais não ficam chateados. Se você enviar seu filho irritado para o seu quarto, você pode acalmar-se, mas você receberá algumas mensagens claras e inadequadas para encontrar soluções:

  • Ninguém quer ouvir o que o incomoda.
  • Ninguém vai ajudá-lo com o problema que você está enfrentando.
  • A raiva é ruim e você está sendo uma pessoa ruim por ficar bravo com a gente e não saber como expressá-la corretamente.
  • Sua raiva nos assusta e nós não sabemos como ajudá-lo.

Quando você está com raiva, não pode desviar os sentimentos, você precisa encaminhá-los e orientar as crianças para entender o que está acontecendo com elas e assim acalmar essas emoções tão intensas. Quando uma criança fica com raiva ele pode ter uma birra e explodir incontrolavelmente, por isso é dever dos pais oferecerem estabilidade e calma para ensinar-lhe o caminho. Se um pai paira em outro birra adulto, a criança aprenderá que é uma maneira correta de comunicar sua raiva; quando não é.

Muitas pessoas desenvolvem problemas de gerenciamento de raiva na idade adulta porque não conseguiram gerenciá-lo (por falta de ensino na infância). Além disso, quando uma criança grita na infância, ele repetirá o padrão na idade adulta se ele não perceber o padrão e cortá-lo.

O que é raiva reativa

A raiva reativa ocorre quando respondemos agressivamente aos estímulos que nos incomodam como gritos, golpes ou pancadas. Muitas pessoas agem assim para obter resultados imediatos. Mas mesmo que você ganhe as coisas imediatamente, você perde no longo prazo, porque você se mostra uma pessoa volátil que só sabe usar a agressividade para fazer as coisas.

É uma raiva explosiva e quando alguém se sente culpado e envergonhado por não ser capaz de controlar e também por ter prejudicado outra pessoa. A saúde sofre de picos de estresse e podem ocorrer problemas cardiovasculares.

Como ajudar crianças irritadas a não obter raiva reativa

Nós podemos ajudar as crianças a aprender a lidar com sua raiva com responsabilidade. A maioria de nós tem dificuldade em imaginar o que estão sentindo no momento da raiva. Em suma, o gerenciamento de raiva responsável começa com a aceitação de nossa própria raiva e abster-se de atacar os outros. Existe sempre uma maneira de expressar o que precisamos sem atacar outra pessoa.

Na verdade, quando estamos dispostos a demorar e perceber os sentimentos mais profundos sob nossa raiva, encontramos dor, medo e tristeza. Se nos permitimos sentir essas emoções, a ira se dissolve. É apenas uma defesa reativa. Esta é uma das tarefas mais críticas da infância: aprender a tolerar as feridas da vida cotidiana sem se mover em direção à raiva reativa. As pessoas que podem fazer isso são capazes de resolver as coisas com os outros e gerenciar-se para alcançar os objetivos que eles estabelecem … Eles se tornam pessoas emocionalmente inteligentes. 

As crianças desenvolvem inteligência emocional quando ensinamos que todos os seus sentimentos são bons, mas eles sempre têm uma escolha sobre como eles agem antes deles.


Raiva nas crianças: como evitar que elas atinjam raiva reativa.