Outros

Psicóloga cria linha de bonecos com heróis e personagens negros


Psicóloga cria linha de bonecos com heróis e personagens negros:  Para crianças negras, buscar identificação e representação é essencial a fim de que possam desenvolver sua autoestima em um sistema que é estruturalmente racista.

Por isso, brincar com bonecas negras pode ter um papel muito importante na vida dessas crianças. Pensando nisso, a psicóloga Liliane Oliveira criou uma marca especial de bonecas negras, chamada Maraia’s Bonecas de Pano.

Ao site Razões para Acreditar, Liliane falou um pouco da importância dessa ação: “O brinquedo tem função fundamental na formação do indivíduo e de sua identidade. E a identificação positiva com o brinquedo permite a construção de uma boa autoestima na criança a partir de uma relação saudável com o brinquedo”.

Psicóloga cria linha de bonecos com heróis e personagens negros

Para ela, além de ajudarem a desenvolver e exercitar afeto e carinho, as bonecas ensinam sobre diversidade e aceitação, já que, ao se ver representada na boneca, a criança entende que também faz parte da sociedade e reconhece a beleza de suas características étnicas.

Psicóloga cria linha de bonecos com heróis e personagens negros

Na linha de brinquedos desenvolvidos por Liliane, há personagens de contos de fada, como Pinóquio, Branca de Neve e a Fada dos Dentes, além de super-heróis como Mulher Maravilha e Super-Homem, todos negros. Para encomendar, é preciso acessar sua página do Facebook.


One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *