Projeto Menina Bonita do Laço de Fita – Dia da Consciência Negra.

Confira nesta postagem uma excelente sugestão para trabalhar o dia da consciência negra com um Projeto Menina Bonita do Laço de Fita.

Menina Bonita do Laço de Fita é um livro muito popular e um dos principais recursos na hora de trabalhar a consciência negra.

O livro conta a história de uma linda menina negra que desperta a admiração de um coelho branco, que deseja ter uma filha tão pretinha quanto ela. Cada vez que ele lhe pergunta qual o segredo de sua cor, ela inventa uma história. O coelho segue todos os ´conselhos´ da menina, mas continua branco.

Também confira 5 Livros para trabalhar o Dia da Consciência Negra.


Projeto Menina Bonita do Laço de Fita.

Este projeto tem como objetivo trabalhar o dia da consciência negra – Diversidade Étnico-Cultural Brasileira em alunos do Ensino Fundamental: 2º ao 3º ano.

DURAÇÃO DAS ATIVIDADES:

3 aulas de 50 minutos

JUSTIFICATIVA:

Desde muito pequenas as crianças aprendem sobre o mundo, fazendo perguntas e procurando respostas as suas indagações e questões.
Diante dessa situação e com a nossa perspectiva educacional, evidenciou-se a necessidade de um trabalho que desenvolvesse os princípios da dignidade do ser humano, da participação, responsabilidade, da solidariedade e a construção de conhecimento diversificado. Este Projeto surgiu com a necessidade de ensinar aos alunos um pouco sobre a população negra, os grupos sociais nas quais fazem parte, sua cidadania e sua dignidade. As vivências sociais, as histórias, os modos de vida, os lugares em que viveram e vivem, para parte de um mundo integrado. Desse modo a perspectiva cultural consiste num modo de ver o mundo em que se evidenciam as inter-relações e interdependência dos diversos elementos na construção da vida.

OBJETIVOS GERAIS:

  • Ampliar o conhecimento sobre as questões relativas à cultura negra assumindo a forma independente e autônoma, atitudes e valores voltados a sua vivência social;
  • Desenvolver uma postura crítica frente à realidade, às informações e aos valores vinculados pelos meios de comunicação;
  • Perceber, apreciar e valorizar as diversidades naturais e socioculturais, adotando posturas de respeito aos diferentes aspectos e formas étnico e cultural;
  • Conhecer e valorizar a cor negra;
  • Trabalhar a socialização (amizade, união e respeito);
  • Estimular a linguagem e a criatividade.

DESENVOLVIMENTO:

Serão utilizados no decorrer do desenvolvimento estratégias que fundamentarão e subsidiarão os trabalhos tornando as tarefas prazerosas e motivadoras. O que o aluno poderá aprender com esta aula:
  • Interpretar fatos da história a partir de perguntas sugeridas;
  • Tratar a questão das diferenças, valorizando a diversidade a partir da raça negra;
  • Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno;
  • No dia anterior a essa aula, mandar um bilhete pedindo aos alunos para trazer alguma foto de seus familiares (mãe, pai, avô, tia, etc).

PLANO DE AULA:

  • Vídeo Menina Bonita do Laço de Fita.
  • Livro Menina Bonita do Laço de Fita (Clique Aqui)
  • Texto que fala sobre o Dia da Consciência Negra;
  • Observação de figuras, pinturas, fotografias de família, mostrando como somos diferentes;
  • Produções artísticas: recorte /colagem, desenhos, pinturas;
  • Música ‘’Aos Olhos do Pai ‘’Disponível em:

  •  Confecção de avental para contar a história Menina Bonita Do Laço De Fita;
  • Confecção da máscara (coelho e menina).

AVALIAÇÃO:

O momento de avaliação implica numa reflexão do professor sobre o processo de aprendizagem e sobre as condições oferecidas por ele para que ele possa ocorrer. Assim caberá ao professor investigar a adequação dos conteúdos, sobre as propostas lançadas, sobre o tempo e o ritmo imposto ao trabalho.
Por ser a avaliação um processo permanente, e não somente o momento final do trabalho, ele é um instrumento indispensável à construção de uma prática pedagógica e educacional verdadeiramente comprometida com o desenvolvimento das crianças.
Todo o processo será avaliado continuamente através de:
  • Registro coletivo em cartazes;
  • Desenhos feitos pelos alunos, sobre o que aprenderam sobre o assunto mencionado;
  • Participação das atividades;
  • Comunicação oral, dança, textos orais.

Projeto Menina Bonita do Laço de Fita em PDF.

Para facilitar para vocês leitores do SÓESCOLA resolvemos disponibilizar o Projeto Menina Bonita do Laço de Fita mostrado acima em PDF. Para ter acesso é muito simples, confira o link a seguir:


Aprendendo um pouco mais sobre o Dia da Consciência Negra:

Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o país. A data homenageia o Zumbi, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi morreu em 20 de novembro de 1695.

O objetivo do Dia da Consciência Negra é fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana, assim como o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade da cultura brasileira.

A sociologia, a política, a religião e a gastronomia entre várias outras áreas foram profundamente influenciadas pela cultura negra. Este é um dia de comemorar e mostrar profundo apreço pela cultura afro-brasileira.

Origem do Dia Nacional da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra foi estabelecido pelo projeto Lei nº 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. No entanto, apenas em 2011 a presidente Dilma Roussef sancionou a Lei 12.519/2011 que cria a data, sem obrigatoriedade de feriado.

No entanto, atualmente, o Dia Nacional da Consciência Negra é considerado feriado em mais de mil municípios

História de Zumbi

No período do Brasil colonial, Zumbi simbolizou a luta do negro contra a escravidão que sofriam os brasileiros de etnia negra. Zumbi morreu enquanto defendia a sua comunidade e lutava pelos direitos do seu povo.

Projeto Menina Bonita do Laço de Fita - Dia da Consciência Negra.

Os quilombos, liderados por Zumbi, formavam a resistência ao sistema escravocrata que vigorava, e eram os principais responsáveis pela preservação da cultura africana no Brasil.

Zumbi lutou até a morte contra a escravidão, que só viria em 1888, com a abolição oficial da escravatura no Brasil, cerca de 193 anos após sua morte.