Projeto Menina Bonita do Laço de Fita para Educação Infantil – Trabalhando o Dia da Consciência Negra.

Confira nesta postagem uma sugestão de Projeto Menina Bonita do Laço de Fita para Educação Infantil que é uma excelente sugestão para o Dia da Consciência Negra, com a duração de 3 dias.

Menina Bonita do Laço de Fita:

Uma linda menina negra desperta a admiração de um coelho branco, que deseja ter uma filha tão pretinha quanto ela. Cada vez que ele lhe pergunta qual o segredo de sua cor, ela inventa uma história. O coelho segue todos os ´conselhos´ da menina, mas continua branco.


Projeto Menina Bonita do Laço de Fita para Educação Infantil.

JUSTIFICATIVA:

Trabalhar as questões étnicas raciais com crianças pequenas pode trazer resultados positivos, uma vez que elas passam a considerar as diferenças e como a escola deve divulgar o lado positivo da história negra. A literatura infantil “ Menina bonita do laço de fita” um clássico de Ana Maria Machado será o meio mais prazeroso para tratar desta questão com crianças, pela forma sutil que a autora trata a beleza negra, com muita delicadeza, com simplicidade, usando uma linguagem suave que encanta a criança, porém forte, permitindo, portanto, aos professores junto aos educandos refletir sobre as questões raciais, afetivas, familiares e as diferenças de cor.

OBJETIVO GERAL:

Levar ao aluno à valorização do ser humano, ajudando-os na reflexão, quanto ás semelhanças, diferenças étnicas e sociais e relações familiares.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Apropriar de valores como o respeito a si próprio e ao outro;
  • Elevar a auto estima das crianças negras;
  • Promover discussão sobre os valores humanos, a beleza negra e a diversidade;
  • Levar a criança a perceber, que suas heranças, desde do seu cabelo até a cor de sua pele muitas vezes são herdadas de seus familiares;
  • Respeitar as diferenças.

CONTEÚDOS:

  • Identidade;
  • Afetividade;
  • Família;
  • Diversidade étnica e cultural.

RECURSOS MATÉRIAS:

Livro “ Menina bonita do laço de fita”, papel metro, cola, pincel, jornais, revistas, encartes, tesoura.

SITUAÇÕES DIDÁTICAS:

  • Organizar uma roda de conversa para iniciar a ler o livro;
  • Falar sobre a autora da história, como uma escritora que gosta de escrever, principalmente para criança;
  • Durante a leitura ocultar as gravuras e instigar a curiosidade nas crianças;
  • Depois mostrar a capa do livro para as crianças, fazendo questionamento sobre a ilustração, a cor da pele da menina, o cabelo…
  • Ler a história, explorando bastante… Falar sobre as características que herdamos de nossos pais, das particularidades de cada um, cor, estatura, cabelos, lábios… Saber, portanto, das diferenças que muitas vezes são herdados dos nossos familiares.
  • Explorar o relato das crianças: se gostam ou não do personagem e por quê;
  • Esclarecer para as crianças que todos têm em sua origem, uma historia e que ninguém é igual a ninguém.

CULMINÂNCIA:

Construção de um painel com fotos que apareçam pessoas de várias cores, com o título: VIVA AS DIFERENÇAS!

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

Machado. Ana Maria: Menina bonita do laço de fita. 7º edição. São Paulo. Ártica, 2005

 Menina Bonita do Laço de Fita

“Menina Bonita do Laço de Fita” é um curta metragem de animação adaptado de obra homônima de Ana Maria Machado. A produção é da Oger Sepol Produções e a direção de Diego Lopes e Claudio Bitencourt.

O filme aborda o aspecto racial e o não-preconceito, através da convivência harmoniosa de indivíduos de raças e cores diferentes. Para isso, conta a história de um coelho que, apaixonado pela cor negra de sua vizinha, faz tudo para ficar igual ela. Depois de várias tentativas frustradas, acaba encontrando a felicidade ao se casar com uma coelha preta e ao ter filhos brancos, pretos e malhados.


Projeto Menina Bonita do Laço de Fita para Educação Infantil – Para imprimir.

Para facilitar para vocês confira o Projeto Menina Bonita do Laço de Fita para Educação Infantil mostrado acima pronto para imprimir a seguir:

Projeto Menina Bonita do Laço de Fita para Educação Infantil - Para imprimir.